Oncológico Infantil tem ações lúdicas pelo Dia da Higienização das Mãos

Oncológico Infantil tem ações lúdicas pelo Dia da Higienização das Mãos

05/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

O ato de higienizar as mãos é o modo mais fácil e efetivo no combate à proliferação de doenças e outras infecções. Para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado nesta quinta-feira (5), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, preparou uma programação especial com diversas atividades em alusão à data mais que especial.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), com apoio do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Equipe Multiprofissional, Comunicação e Setor de Humanização, elaborou ações direcionadas aos públicos de profissionais e usuários da instituição, alinhadas à campanha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deste ano, cujo tema é “Unidos pela Segurança, Higienize suas Mãos”.

O SCIH do Oncológico Infantil, unidade do Governo do Estado administrada pela Pró-Saúde, encara o assunto como algo prioritário, pois a atividade de higienização das mãos é uma das seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde. O ato de higiene das mãos é uma atitude que, sem dúvida, aprimora a qualidade dos serviços assistenciais.

Para a coordenadora do SCIH, a enfermeira Adrielle Monteiro, higienizar as mãos sempre foi uma medida fundamental de prevenção e controle. “Com a pandemia o ato foi amplamente divulgado para a população mundial, o que ajudou a salvar vidas. Aqui no hospital, com a adesão a esta prática, as taxas atingem a média superior a 95%, reflexo do trabalho de sensibilização com os nossos profissionais de saúde”, disse.

Para dar visibilidade e importância ao tema, foi realizado um bate-papo com os usuários e acompanhantes, a fim de destacar a quinta meta de Segurança do Paciente, cujo teor trata especificamente sobre a higienização das mãos para evitar infecção hospitalar.

Uma “caixa mágica” também foi usada como recurso pedagógico para os pequeninos que se divertiram com o ato de higienizar as mãos. A caixa expõe sob luz negra como ficam as mãos quando a higienização não é feita de forma correta, indicando que não houve a eliminação de micro-organismos presentes na pele.

Outra estratégia foi a gravação e envio de vídeos curtos com mensagens sobre a importância da higienização das mãos, que contou com a participação especial de crianças e adolescentes, os quais mandaram seus recadinhos para todos os profissionais, em especial aos que atuam na área Assistencial.

Fabrícia Pantoja, de 18 anos, natural do Município de Santana – AP, foi uma das pacientes que resolveu gravar um vídeo-self. A jovem, que esteve três anos em tratamento contra leucemia, atualmente está há um ano em acompanhamento médico especializado esperando o momento de receber a alta definitiva.

“O cuidado do profissional com a higienização das mãos é muito importante e não deve ser esquecido. Todos devem sempre higienizar as mãos, pois este ato pode salvar vidas”, disse Fabrícia.

Para chamar à atenção e fixar a mensagem educativa no público-alvo, os organizadores do evento elaboraram também uma paródia utilizando um hit musical conhecido nas redes sociais. A paródia foi apresentada em diversos setores onde há o maior fluxo de pessoas na unidade hospitalar.

A estratégia lúdica contou com a participação de técnicos de enfermagem, enfermeiros, auxiliares da área administração e com participação especial de alguns pacientes do serviço ambulatorial.

No Oncológico Infantil o tema é tratado de forma contínua para garantir a adesão às práticas de higienização das mãos, como ações como observação direta da lavagem, feedback dos profissionais observados e divulgação semanal de indicadores. Além disso, também são realizadas atividades de orientação e envolvimento com pacientes e acompanhantes.

Texto: Emanuel Jadir/Oncológico Infantil