Campanha incentiva higienização das mãos nos Hospitais Regionais

05/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Os Hospitais Públicos do Marajó e do Baixo Amazonas promoveram ações em atenção ao eficiente ato de lavar as mãos

Higienizar as mãos é um ato simples e diminui, consideravelmente, o risco de transmissão de infecções que podem ser prevenidas. Esse é o raciocínio do Dia Mundial da Higienização das Mãos, lembrado anualmente no dia 5 de maio. Com esse propósito, a programação educativa do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, começou na quarta-feira (4), no Hall das Clínicas, e em frente ao Refeitório do hospital, com roleta giratória contendo diversas perguntas sobre higienização das mãos, onde os participantes giravam e respondiam, ou faziam um gesto, ou demonstração, conforme o que estava escrito, quem acertou ganhou bombons.De acordo com o enfermeiro do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH), Higor Tostes, a higiene das mãos é uma medida simples, porém a mais efetiva no controle das infecções. “A sua importância é imensa no contexto hospitalar, reflete em todos os colaboradores e se estende para o cotidiano fora do hospital, no ambiente familiar, na melhor qualidade de vida da sociedade, principalmente com o contexto da Covid-19 e demais agravos relacionados a falta de higiene das mãos’’, disse.

A campanha deste ano “Segundos salvam vidas. Higienize suas mãos!” é realizada anualmente e visa a estimular os profissionais da instituição para importância do ato como garantia à segurança de pacientes e colaboradores.

O auxiliar de serviços gerais, Emilso Alessandro Nunes Rodrigues, aprovou a iniciativa. ’’Muito importante, não só para a segurança do paciente, como também para todos nós colaboradores e acompanhantes, a forma correta de higienizar as mãos, mantendo sempre o paciente seguro para que não venha pegar nenhum tipo de contaminação. Essas ações sempre ajudam a nós a relembrar a forma certa de higienização das mãos, estão de parabéns’’, contou o colaborador da unidade hospitalar, Emilso.

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas também alerta sobre a higienização das mãos

O objetivo do Dia D de Higienização das Mãos é incentivar a prática entre os profissionais e usuários.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, realizou o Dia “D” de Higienização das Mãos, com objetivo de incentivar a prática entre os profissionais e usuários. As atividades iniciaram com a abertura oficial transmitida na Rádio HRBA, seguidas de iluminação da fachada do hospital e letreiro de incentivo à prática, com apresentação da personagem “Gigi, mão amiga” – principal divulgadora da campanha.

A ação contou ainda com a entrega de certificados e troféu para a equipe multiprofissional com maior adesão à prática de Higienização das Mãos 2021, além de atividades educativas com perguntas e respostas sobre o tema.

“A Higienização das mãos, principalmente executada de uma forma correta, é fundamental para salvar vidas dentro de uma unidade de saúde”, enfatiza a enfermeira supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Lene Cavalcante.

Com este simples ato, é possível minimizar a transmissão de microrganismos e garantir a segurança dos pacientes. “A campanha, realizada anualmente, é essencial para disseminar a importância da prática, entre todos que atuam no HRBA”, alertou a profissional.

Textos: Lucas Brilhante/ HRPM e Anna Karla Lima/HRBA