Oncológico Infantil treina colaboradores sobre protocolos de segurança do paciente

Oncológico Infantil treina colaboradores sobre protocolos de segurança do paciente

29/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

O treinamento abrange colaboradores atuantes desde o acolhimento até o tratamento dos usuários no HOIOL

A qualidade e a segurança durante as práticas assistenciais ganharam destaque nos serviços de saúde com a instituição do Programa Nacional de Segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelecido pela Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013.  E,  com o objetivo de reduzir a incidência de eventos adversos, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) realizou, nesta terça-feira (29), um treinamento sobre protocolos de segurança do paciente para os colaboradores atuantes desde o acolhimento até o tratamento dos usuários da instituição de saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o evento adverso é um incidente que resulta em dano não intencional decorrente da assistência, e não relacionado à evolução natural da doença de base do paciente. Para evitar problemas, as instituições de saúde seguem protocolos e normas a fim de proteger os pacientes de erros, lesões, acidentes e infecções. Durante o treinamento, 16 turmas, com capacidade de 30 profissionais cada, foram qualificadas sobre as boas práticas em saúde.

A Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, a enfermeira Dociana Formigosa,  explica que a finalidade do treinamento é desenvolver uma cultura de melhoria contínua dos processos de trabalho e promover a maior qualificação dos profissionais sobre os protocolos do Ministério da Saúde, que são; identificação do paciente, comunicação efetiva, segurança nos medicamentos de alta vigilância, cirurgia segura, redução do risco de infecção e prevenção da queda, revisados recentemente pelo Núcleo de Segurança do paciente.

“As ações de segurança são essenciais, reconhecemos e identificamos as ameaças para estabelecer ações de conscientização e de prevenção junto aos colaboradores, corpo clínico e usuários do hospital, dessa maneira podemos garantir a saúde e a qualidade do atendimento.  São medidas simples, mas imprescindíveis para um atendimento de excelência”, afirmou a enfermeira.

Os profissionais também foram treinados sobre as ferramentas que garantem a continuidade do cuidado na instituição, tais como a Passagem de Plantão, um processo que garante a continuidade da assistência ao paciente pela sistematização e organização das informações a serem transmitidas entre os plantões, assim como o SBAR (Situação, Breve histórico, Avaliação e Recomendação), um modelo de comunicação que oferece orientações para reduzir erros e omissões durante as transferências de usuários.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.

Texto: Leila Cruz/HOIOL

Foto: Divulgação