Pará recebe mais 162.500 mil doses de vacinas contra a Covid-19

16/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Chegaram ao Pará, na tarde desta sexta-feira (16), 162.500 mil doses da Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Essa é a 43ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

Ao todo, o Estado do Pará já recebeu 4.849.740 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo 1.408.240 da CoronaVac/Sinovac; 2.774.200 da Oxford/AstraZeneca; 532.350 da Pfizer e 134.950 da Janssen.

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já elabora o planejamento de destinação das doses e organiza a logística de entrega. A distribuição deve começar nos próximos dias. O envio será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“O Governo tem trabalhado intensamente para avançar na vacinação em todo o Pará. É importante que a população também faça a sua parte, acompanhando o calendário do seu município e procurando a vacina quando chegar a sua vez”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

As doses desta nova remessa de Oxford/AstraZeneca serão destinadas à vacinação dos trabalhadores das indústrias, que receberão a primeira dose em todas as regiões do Estado; a trabalhadores da educação infantil, fundamental, especial e outros da área, que tomarão a segunda dose após a primeira ter sido aplicada em maio; às pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, que também receberam a primeira dose há quase dois meses, e para as novas chamadas para pessoas das faixas etárias entre 40 e 59 anos, que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19.

Vacinas – Até a noite desta última quinta-feira (15) o Pará já aplicou 2.805.207 mil vacinas da primeira dose e 1.326.013 vacinas correspondentes à segunda dose de imunização contra a Covid.

As informações sobre a vacina são fornecidas pelas secretarias municipais de saúde e a população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado através da página do vacinômetro (www.saude.pa.gov.br/vacinometro).