Poli Lago de Tucuruí promove palestra sobre a higienização das mãos

31/05/2023 Off Por Roberta Vilanova

A programação é alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

Com o tema “Acelere a ação conjunta. Salve vidas – Higienize Suas Mãos”, enfermeiros, técnicos de enfermagem, copeiros e auxiliares de limpeza do setor de hemodiálise da Poli Lago de Tucuruí participaram de uma programação em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos.

A data instituída pela OMS- Organização Mundial da Saúde é 5 de maio, porém, na unidade, a comemoração ocorreu no dia 30, última terça-feira. A ação abordou assuntos relacionados à importância do gesto de limpar as mãos em ambientes de saúde.

“Tivemos em discussão, por exemplo, as etapas da higienização das mãos, os cinco momentos de higienização preconizados pela ANVISA e quais as barreiras para efetivação adequada da higiene das mãos”, exemplifica Yan Silva Moraes, enfermeiro do NQSP- Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

Além do NQSP, o evento também foi organizado pelo SCIRAS- Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e contou com a parceria da professora universitária, Michelle Bulhões, e dos acadêmicos de Enfermagem da Faculdade UNIPLAN, do município de Tucuruí.

“A abordagem se faz pertinente por fazer parte de uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo muito importante para uma rotina segura e eficaz para os pacientes”, explica Julia Gabriela Fernandes, auxiliar administrativa do NQSP.

Para o enfermeiro Lucas Brito, que participou das palestras, a ação foi bem instrutiva e importante para a equipe assistencial. “Estes momentos de educação permanente nos incentivam a oferecer uma assistência mais segura para os nossos usuários”, fala.

As mãos são instrumentos sagrados em um ambiente de saúde. Ao mesmo tempo que salvam, ficam expostas a inúmeros riscos, como contaminação por micro-organismos. “Entender e aprender esse tema é de importância crucial para a segurança do paciente, pois está estritamente relacionado à prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Considerando que lidamos com pacientes que estão em condições fragilizadas, as mãos podem se tornar potenciais contaminadores. Logo, desenvolver essa ação, com os colaboradores do setor de hemodiálise, que atendem pacientes que também são imunodeprimidos, se torna estratégica para a prevenção das infecções”, defende Juliana Nava de Souza, enfermeira do NQSP.

De acordo com Francisco Amud, diretor executivo da Policlínica, programações como essa colaboram para a união da equipe. “Reunimos setores, colaboradores. Todos juntos pela qualificação, pelo conhecimento. Quanto mais estivermos unidos, andando em uma só direção, melhor para o usuário que será contemplado com uma assistência humana e íntegra”, acredita.

Policlínica – Entregue no dia 26 de julho de 2022, pelo Governo do Pará, a Policlínica Lago de Tucuruí leva à população do sudeste do estado atendimentos especializados na saúde pública da região. Os serviços estão sendo implantados gradativamente. A clínica de Hemodiálise, por exemplo, passou a funcionar dia 19 de setembro. Por dia, ela tem infraestrutura para 54 sessões.

O serviço é 100% gratuito, ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e vai preencher uma lacuna de anos reivindicada pelos renais crônicos da região, alcançando os paraenses dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.

Serviço: A Poli Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos gratuitos. Ela fica localizada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/Poli Lago Tucuruí

Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará