Poli Metropolitana alcança a marca de 58, 6 mil consultas médicas e não médicas no primeiro semestre de 2021

Poli Metropolitana alcança a marca de 58, 6 mil consultas médicas e não médicas no primeiro semestre de 2021

17/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Neste período, a unidade realizou 43.153 consultas de especialidades médicas e 15.507 atendimentos da equipe multiprofissional

Com 20 especialidades médicas e cinco não médicas que fazem parte do seu perfil original, a Policlínica Metropolitana do Pará, localizada em Belém, atingiu a marca de 58.660 consultas no primeiro semestre de 2021. O total de janeiro a julho, inclui os atendimentos com especialistas médicos, equipe multiprofissional e os atendimentos voltados aos Programas ‘Triagem Pós-Covid’ (adulto e infantil) e o ‘Pré-Operatório Rápido’, ambos exclusivos da unidade.

Os atendimentos médicos contam com a oferta das especialidades de alergologia adulto, cardiologia geral, cardiologia do Programa Pré-operatório Rápido, pneumologia, gastroenterologia, dermatologia, neurologia clínica, hematologia, hepatologia, psiquiatria, infectologia, plástica, ortopedia, anestesiologia, ginecologia, mastologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, além de, pediatria geral e clínica médica para Triagem Pós-Covid (adulto e infantil), estas foram registraram 43.153 mil consultas neste período.

Nas especialidades não-médicas, as quais incluem os atendimentos de fonoaudiologia, nutrição, serviço social, psicologia e a enfermagem com orientações sobre preparos de exames, a unidade registrou 15.507 consultas com a equipe multiprofissional, nos últimos sete meses. A marca expressiva foi alcançada mesmo com a suspensão dos serviços do fluxo original da unidade, entre os dias 06 de março a 16 de abril, em função da segunda onda da pandemia do novo coronavírus no Pará.

Em 40 dias, no primeiro semestre, a Poli atendeu apenas a casos leves e moderados de infectados pelo vírus. “A Poli Metropolitana é uma unidade diagnóstica de média complexidade. Porém, se tornou “coringa” no atendimento à saúde Pública do Estado. Apesar de ter atendido mais de 17 mil pessoas com a Covid-19, e assim suspender suas especialidades por um período, a Poli se mostra com uma expressividade em acolhida, é o que traduz a marca de 58.6 mil consultas médicas e não médicas nos sete meses”, destacou Rômulo Rodovalho, secretário Estadual de Saúde.

O agendamento é feito por meioda regulação estadual

Atendimento – A dona de casa Bianca Souza, de 56 anos, já teve sintomas de infarto e atualmente, investiga uma possível doença cardíaca na Poli Metropolitana. “Fui para o Pronto-Socorro da 14, no final de junho passando muito mal. Tive uma dor no coração e desmaio. Fiquei inconsciente”, contou. Após passar 10 dias internada, a Rede Municipal de Saúde regulou a paciente para a Poli Metropolitana. “Tenho picos de pressão alta, sinto dores no peito, já passei por um clínico geral e agora, vou passar com um cardiologista e fazer todos os exames para saber o que realmente eu tenho. O atendimento na Policlínica é humanizado e organizado”, disse.

Quem também elogiou o acolhimento na unidade, foi o autônomo Eduardo Melo, de 51 anos. Ele também passou por uma consulta com o cardiologista. “A Policlínica sequer lembra uma unidade de saúde pública. O que mais me chamou a atenção foi a limpeza, a organização e a cortesia dos funcionários. Todo mundo também espera sentando, muito bom o atendimento mesmo”, observou.

Agendamentos – Por concentrar diversos serviços em um único lugar, as consultas nas especialidades médicas e não médicas, são destinadas aos pacientes regulados. Ou seja, o usuário deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, primeiramente. Sendo necessário o atendimento especializado, sob solicitação médica, será encaminhado à Policlínica, através do Sistema de Regulação do Estado (SisReg). Seguindo, assim, a observância do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade não é porta-aberta à população.

“A Poli é um centro de diagnóstico de média complexidade. Além das consultas, oferecemos diversos exames de diferentes especialidades. A unidade investiga as patologias dos pacientes encaminhados pela rede, de forma célere e assertiva. Portanto, todo o atendimento é agendado, assim, não atendemos porta-aberta”, detalhou Liliam Gomes, diretora executiva da Poli Metropolitana.

Policlínica Metropolitana,na Avenida Almirante Barroso

Programas – Já para a marcação de exames e consultas destinados aos Programas Triagem Pós-Covid (Adulto e Infantil), Pré-Operatório Rápido da própria unidade, o paciente precisará apenas acessar um dos canais de relacionamento da Policlínica Metropolitana para fazer o agendamento. O setor funciona de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h. “O agendamento espontâneo via central é exclusivo aos programas. Além do Call Center, o usuário pode agendar o dia e a hora da consulta através do WhatsApp, no número (91) 98521-5110 ou pelo o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br”, enfatizou a gestora.

Para efetuar a marcação, o paciente deve ter em mãos, os documentos de identificação, comprovante de residência com CEP e Cartão Nacional SUS, para informar os dados necessários para o agendamento.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Metropolitana

Fotos: Alex Ribeiro/Ag. Pará