Poli Metropolitana realizou mais de 42 mil consultas nos Programas Triagem Pós-Covid e Pré-Operatório Rápido

Poli Metropolitana realizou mais de 42 mil consultas nos Programas Triagem Pós-Covid e Pré-Operatório Rápido

23/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Os agendamentos de consultas e exames na Poli são feitos apenas por canais eletrônicos

Exclusivos no atendimento especializado de saúde do Governo do Estado do Pará, os Programas Triagem Pós-Covid e Pré-Operatório Rápido, da Policlínica Metropolitana, em Belém, registraram, ao longo deste ano, 42.499 mil consultas médicas e com a equipe multiprofissional da unidade, formada por fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Os números dão conta do período de janeiro a 17 de dezembro de 2021.

Os atendimentos, oriundo dos Programas, são feitos de forma espontânea, sem a necessidade de encaminhamento da Central Estadual de Regulação do Estado, no entanto, obedecem dia e hora marcados. O secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho explicou que o volume de atendimentos é resultado de um ano de trabalho do Governo do Estado, que alcança toda a população paraense.

“A Policlínica Metropolitana foi criada estrategicamente para ser uma Central de Diagnóstico de média complexidade, garantindo o acesso da sociedade a uma série de profissionais da saúde especializados. Os programas são, também, uma iniciativa ousada do Governo, a qual coloca os pacientes para fazer consultas e exames em apenas um lugar, para que sejam direcionados para modalidade cirúrgicas, ou para rastreio de sequelas pós-Covid”, destacou o titular da pasta.

Pré-operatório – Apenas no Programa Pré-Operatório Rápido, foram feitas 13.891 consultas médicas, sendo destas, 5.624 com anestesiologista, 8.019 na cardiologia e 248 pediátricas.

“Essa iniciativa também visa acelerar os procedimentos e zerar filas de espera em todo o Pará. Na unidade, o paciente é atendido por um dos médicos cardiologistas e, logo após, por um anestesiologista para receber o risco cirúrgico. Quem precisar de exames mais específicos sairá da unidade com eles já marcados. O atendimento é feito por demanda espontânea com a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que deve ser apresentada pelo próprio paciente”, observou o médico Felipe Pacheco, coordenador da cardiologia da Poli Metropolitana.

Pós-Covid – Criado há 1 ano pelo governador do Estado, Helder Barbalho, o Programa Triagem Pós- Covid vem ajudando na recuperação da saúde dos paraenses que ficaram com sequelas do coronavírus. Em 2021, até o último dia 17 de dezembro, a iniciativa registrou 24.284 consultas médicas, destas, 22.085 na clínica médica e 2.199 na pediatria. Entre as especialidades da equipe multiprofissional, a unidade alcançou 1.356 pessoas no atendimento de fonoaudiólogo, 868 na nutrição e 2.100 na psicologia.

A diretora executiva da Poli Metropolitana, Liliam Gomes, reforça que o Triagem Pós-Covid é um programa que surgiu para garantir o atendimento a adultos e crianças, com um serviço especializado no atendimento de pacientes que apresentam queixas clínicas relacionadas ao contágio com o coronavírus e que precisam ser investigadas.

“A Policlínica atende pacientes oriundos de muitos municípios, e temos como objetivo auxiliar na assistência e resolutividade, ofertando à população atendimentos com equipe multidisciplinar que viabiliza o diagnóstico e conduta para atender pacientes e a conduta terapêutica adequada a cada paciente/usuário da rede de saúde pública do estado”, detalhou a gestora.

Marcação – Os agendamentos de consultas e exames na Poli são, exclusivamente, feitos através dos canais eletrônicos: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br. Portanto, o serviço de marcação dos atendimentos não é realizado presencialmente na unidade, dando a possibilidade de o usuário fazê-la de qualquer lugar do estado. Por mês, a média de marcação alcança 4.5 mil.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Metropolitana