Programação da Sespa aborda importância do tratamento correto contra a tuberculose

Programação da Sespa aborda importância do tratamento correto contra a tuberculose

21/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

O seminário ocorre na Escola Técnica do SUS

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou nesta segunda-feira (21) a programação pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de Março. Palestras, seminários, oficinas e orientações aos profissionais de saúde, gestores e representantes da sociedade civil são algumas das ações que serão realizadas durante a semana. “Tratar e cuidar para eliminar” é o tema do evento, que tem como objetivo divulgar a doença e conscientizar para a importância do tratamento. A programação é organizada pela Coordenação Estadual de Controle da Tuberculose.

Causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível no ar e que atinge principalmente os pulmões, mas infecta outros órgãos. O tratamento é gratuito, e pode ser feito nas unidades de saúde dos municípios.

O Estado, por meio do Programa Estadual para o Controle da Tuberculose, monitora e avalia as ações municipais, promove oficinas voltadas ao manejo e controle da doença,  e disponibiliza medicamentos para o tratamento. Atualmente, são 13 tipos de remédios repassados aos municípios.

Em 2021, o Pará registrou 4.133 novos casos de tuberculose, o que corresponde a 46,9 casos por 100 mil habitantes. Houve uma redução quando comparado a 2020, quando foram registrados 4.288 casos da doença por 100 mil habitantes. A maioria dos casos está concentrada na Região Metropolitana de Belém.

Nova medicação – Segundo o coordenador do Programa, Cleison Martins, ainda há muitos registros de abandono do tratamento. Um dos fatores pode estar relacionado ao tempo do tratamento, que dura entre seis e nove meses, variando de acordo com o grau da doença. Porém, o coordenador ressalta que desde o ano passado uma nova medicação começou a ser fornecida para o tratamento da infecção latente – ILTB. Portanto, o paciente poderá receber o atendimento por um período mais curto.

“Este novo medicamento pode ser administrado em doses semanais, por um período de três meses, finalizando o tratamento com a tomada de 12 doses dos medicamentos. Antes, precisava tomar diariamente, e agora pode ser semanalmente”, informa Cleison Martins.

A tuberculose é uma doença curável, quando tratada de forma correta. O tratamento é realizado na rede pública de saúde. O paciente que não procura por atendimento pode contaminar outras pessoas. Cleison Martins explica que o ideal é a família do paciente também fazer os exames recomendados, principalmente teste de escarro, teste rápido molecular, raio X e tomografia. “A tuberculose tem cura, mas também mata quando não tratada”, alerta o coordenador.

Uma das formas de prevenir a doença ainda é a aplicação da vacina BCG, obrigatória para menores de um ano. Outra forma de prevenir a transmissão da tuberculose é o diagnóstico precoce e o início do tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 de tratamento, o paciente não transmite mais a doença.

Serviço: Seminário “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, no auditório da Escola Técnica do SUS (Etsus), na Travessa Mariz e Barros, e no auditório da Sespa, na Travessa Lomas Valentinas, no dia 24 de março (quinta-feira), das 08 às 12 h.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará