Programação de Natal da Policlínica de Tucuruí emociona pais de pacientes com TEA

17/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Amor, superação e emoção marcaram a programação de Natal organizada pela Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, na sexta-feira (15).

O topógrafo Ruan da Silva Meireles, de 32 anos, ficou emocionado ao ver a filha autista cantando na programação intitulada “Feliz Natea”. Ele contou que no início a evolução da criança era mínima, e quando se deparou com a apresentação da menina se emocionou profundamente. “Isso é importante não só para nós, mas para toda a sociedade, ver que tem uma policlínica que abraça essa causa. O conteúdo de temática natalina traz muito amor para nós, e, apesar de ser um ano um pouco pesado, a gente fica mais leve de ver nossas crianças cantando e se divertindo”, enfatizou.

O agente comunitário de saúde Giezer Valente Marcos, se desloca do município de Breu Branco a 27 quilômetros de distância de Tucuruí com a esposa, para acompanhar os atendimentos da filha Liliam Marques, de 5 anos, na Policlínica, observou que as crianças interagiram bastante.

“Até agora a minha filha está brincando com a areia. Logo no inicio ela estava bastante contida devido ter muitas pessoas, mas com o tempo foi se soltando. Esse projeto traz muita satisfação, ver toda essa alegria e interação dela, até mesmo com as outras crianças. Temos notado as evoluções,e isso nos traz muitas alegrias e a satisfação conhecer também a realidade de outros pais”, pontuou.

Pais têm constatado a evolução dos seus filhos

Programação – A coordenadora do Natea da Policlínica, Katya Barros, explica que a ação foi uma celebração para agradecer por tudo que aconteceu e homenagear usuários e trabalhadores da unidade. A programação começou com os pais, pacientes, acompanhantes e todos os profissionais do Natea cantando a música Natal todo dia do grupo roupa nova.

Em seguida foram realizados agradecimentos os pais pelo suporte e apresentado um vídeo mostrando todo o trabalho que desenvolvido com as crianças, e o quanto elas evoluíram em relação a integração, desenvolvimento de habilidades sociais.

“Algumas delas, que eram não verbais passaram a verbalizar, foi muito emocionante. Depois tivemos a entrada do Papai Noel distribuindo os presentes produzidos na instituição com materiais recicláveis, inclusive utilizamos alguns itens na decoração da unidade. Estou muito feliz e satisfeita com tudo que temos realizado até hoje e com o progresso das nossas crianças”, comemorou.

Para o diretor-executivo da unidade, Francisco Amud, ver pacientes e acompanhantes satisfeitos e acolhidos é o melhor indicador de que a unidade está cumprindo o compromisso de oferecer saúde e o bem-estar para comunidade. “A equipe da Policlínica trabalha com afinco para proporcionar cuidados abrangentes, humanizados, e seguro. Estamos extremamente felizes e emocionados de fazer parte da jornada de superação dos nossos pacientes”, enfatizou o gestor.

Equipe de profissionais do Natea

Natea – É um serviço especializado semi-intensivo, que prevê atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de transtorno do espectro autista (TEA) a partir dos 2 anos de idade, que conste no laudo médico o CID F.84 ou CID 6A02, que estejam clinicamente estáveis e possuam retaguarda social ou familiar.

Atendimento – Para acesso ao atendimento pela primeira vez, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial, direcionada a especialidade identificada como Pediatria – Natea, que é a especialidade definida como porta de entrada do serviço e atende exclusivamente a demanda do público do Natea e coordena o fluxo de encaminhamentos internos de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

Serviço:
O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e o funcionamento é realizado 100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ascom/CHC