Raios solares são aliados na recuperação de pacientes internados no Hospital Abelardo Santos

Raios solares são aliados na recuperação de pacientes internados no Hospital Abelardo Santos

25/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Os pacientes são levados às varandas do hospital, onde recebem os raios solares e mantêm contato com outro cenário

A auxiliar de serviços gerais Nadir Oliveira de Melo, 55 anos, teve um aneurisma cerebral em fevereiro deste ano e recorreu aos serviços do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, para iniciar o tratamento. A paciente teve de passar por um procedimento cirúrgico, e recebeu alta hospitalar dias depois. No entanto, uma forte dor nas pernas passou a incomodar Nadir, que teve de retornar à unidade. Com dois meses de internação, neste final de semana, ela foi levada para tomar um banho de sol e apreciar a vista das sacadas do HRAS.

“Estou esperando a transferência para uma unidade especializada em tratamento ortopédico, já que apareceu uma doença no fêmur. Mas, neste tempo que estou aqui, ir até a sacada, ver a rua, mesmo que de longe, ajudou a melhorar meu dia. A equipe tem sido maravilhosa”, disse Nadir.

Ela é uma das pacientes com restrições motoras que tiveram a oportunidade de ter um tempo em contato com a parte externa do Hospital, recebendo os raios solares como aliados no processo de recuperação. A ação da equipe multiprofissional começou a ser adotada no “Abelardo Santos” com o objetivo de contribuir para o bem-estar físico e mental, auxiliando no processo de recuperação.

Satisfação – Com um Acidente Vascular Cerebral (AVC), José Isaías Valério, 59 anos, está desde o início de abril hospitalizado. Mesmo com dificuldades para falar, após o banho de sol ele demonstrou estar satisfeito com a iniciativa. “Notei que ele ficou bastante emocionado. Tenho certeza que ele gostou. Quando voltou para o quarto já não estava mais agitado, e logo dormiu. Até agora permanece tranquilo”, observou o taxista Eliezio Lobato, 52 anos, que está acompanhando o cunhado durante a internação no HRAS.

A coordenadora de Enfermagem Adrileia Brito disse que o projeto tem como objetivo a manutenção da saúde biopsíquica dos pacientes que passam muito tempo internados. “Buscamos a socialização, e garantindo a consciência do tempo e espaço destes usuários, com a criação de um clima agradável de pôr do sol, de varanda e dos ruídos externos. O projeto tem também como intuito sensibilizar os profissionais a um cuidado humanizado, olhando o paciente de forma diferenciada em busca de uma melhor sistematização da sua assistência”, acrescentou.

Para participar da atividade, o paciente primeiro é avaliado pelo serviço de fisioterapia. “Os critérios que serão avaliados são os de pacientes com dificuldades de mobilização, com déficit de controle de tronco, os quais não conseguem fazer descarga de peso em membros inferiores, e aqueles que também mantêm dificuldades com o uso de cadeiras de rodas”, observou o coordenador da Fisioterapia, Axell Lins. O especialista também explicou como esses pacientes são levados à parte externa. “Levamos no leito mesmo, seguindo os protocolos de segurança, para evitar acidentes. Com isso, é favorecida uma melhoria no contexto emocional, tornando a internação mais humanizada”, frisou Axell Lins.

A fisioterapeuta Cleiciany Lima, que acompanhou a iniciativa, destacou os benefícios. “Sabemos o quanto é difícil viver tanto tempo internado. O banho de sol trouxe grandes emoções, pacientes e familiares felizes, choro de alegria e muitos agradecimentos”, contou Cleiciany Lima. Ela também reforçou outros benefícios observados após a iniciativa. “A força ressurgiu para que todos continuassem com seus tratamentos, acreditando nos melhores ganhos daqui para frente. Foi nítida a felicidade no olhar de cada um, tanto pacientes, familiares e dos profissionais da saúde”, completou a especialista.

Estrutura – Para a diretora Assistencial, Renata Oliveira, o projeto nasce de uma necessidade de humanizar cada vez mais o atendimento ao paciente, auxiliando no seu bem-estar e recuperação. “Nosso intuito é minimizar os efeitos da internação. A prática fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, aumenta a produção de vitamina D, diminui riscos de depressão e outros aspectos. Usamos a estrutura diferenciada que o HRAS possui, as varandas, para ofertar atividades inovadoras e fora da rotina para nossos usuários”, disse Renata Oliveira.

Segundo o diretor Executivo Marcos Silveira, “a iniciativa partiu focada nos casos de pacientes que possuem limitações de locomoção, e já estamos padronizando nas unidades de tratamento onde existem casos de longa permanência. O HRAS possui grandes sacadas, estruturadas com todas as medidas protetivas que possibilitam o bem-estar e segurança, buscando sempre uma recuperação mais rápida, eficaz e assertiva”, destacou o gestor.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade pública do Governo do Pará, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. O Hospital é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS

Foto: Divulgação