Servidores da Sespa e Fapespa recebem qualificação pela EGPA

Servidores da Sespa e Fapespa recebem qualificação pela EGPA

26/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Servidores em formação aplicada pela Escola de Governança Pública do Pará (EGPA)

Cinquenta servidores públicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) iniciaram nesta semana uma capacitação no curso de “Qualidade no Atendimento ao Público”. A formação é ministrada pela Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) e segue até a sexta-feira (29).

Para o servidor, Eduardo Dias, a oferta de formações gratuitas para o funcionalismo é essencial no Estado. O profissional atua como agente administrativo e elogia a iniciativa das instituições. “Busquei o curso para evoluir como servidor, para que o público tenha um atendimento mais qualificado e tenha mais satisfação em relação aos serviços do Governo e da Sespa, onde eu atuo especificamente”, disse.

Pensando nessa qualificação e aprimoramento foi que a Divisão de Serviços Gerais da Sespa solicitou o curso para a EGPA. “Somos responsáveis pela recepção e zeladoria da Secretaria e temos contato direto com o público. Quando sentimos essa demanda, procuramos a EGPA e nosso objetivo é continuar com essa formação para atingir mais servidores”, explica a coordenadora Greice Mokarzel. “Queremos qualificar nosso profissional para que o usuário seja acolhido com humanização”, finaliza.

Já os servidores da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) estão recebendo o curso “Siafem Operacional”, sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira, e seguem em formação até o dia 6 de maio, a previsão é de certificação para 15 profissionais.

O servidor João Antônio, coordenador de orçamentos, ressalta a importância da formação para o seu dia a dia de trabalho. “Dentro das várias funcionalidades do sistema, temos a área de gestão orçamentária do órgão e na nossa rotina nem sempre conseguimos abordar todas as possibilidades do sistema, esse curso veio para facilitar nosso acesso”.

A EGPA tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo o Pará. Além das formações mensais ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes. São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados. No site da Escola de Governança (egpa.pa.gov.br) os órgãos encontram o manual para parcerias.

“Cursos in company tem vantagem de que o conteúdo tem aplicação prática voltada para a realidade do órgão ou entidade. O servidor interage com os colegas de seu próprio ambiente de trabalho, compartilha problemas e soluções inerentes à rotina peculiar do local e o conteúdo absorvido é maturado coletivamente em seu meio de trabalho”, afirma a diretora geral da Escola de Governança, Elisangela Jorge.

Texto: Isabela Quirino/EGPA
Foto: Divulgação