Regional do Tapajós realiza cirurgia de alta complexidade em coluna cervical com sucesso

12/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

O neurocirurgião João Fabrício e equipe no Hospital Regional do Tapajós

A equipe de neurocirurgia do Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado em Itaituba, sudoeste do Pará realizou com sucesso uma cirurgia de alta complexidade em um  paciente morador de Itaituba, município do sudoeste do Pará. Tratou-se de uma fixação occipitocervical para o tratamento de lesão na região cervical.

Médico neurocirurgião, o doutor João Fabrício informou que o paciente José Augusto Brandão, de 61 anos de idade, sofreu traumatismo na parte posterior do crânio após cair de uma árvore, o que provocou uma fratura complexa da primeira e segunda vértebras cervicais.

Após avaliações pós-operatórias, a equipe médica do HRT, concluiu que a cirurgia de alta complexidade foi bem sucedida, pois o paciente está retomando as suas atividades cotidianas. O procedimento cirúrgico durou aproximadamente três horas.

De volta para casa, José conta que está se recuperando bem e agradeceu pelo atendimento recebido no HRT. “Agradeço a toda equipe e quero que todos saibam do meu testemunho. Estou feliz por estar vivo e estou me recuperando bem, graças a Deus”, disse.

Na região o HRT é o primeiro a realizar esse tipo de cirurgia pelo SUS, ressaltando o pioneirismo e importância da unidade para a região do Tapajós e para o estado do Pará.

“É sem dúvida nenhuma um momento de muita felicidade e que merece ser celebrado! Não só pelo sucesso do procedimento, uma vez que o doente não teve nenhum déficit neurológico acrescentado, mas porque esta foi a primeira cirurgia do tipo realizada no Hospital Regional do Tapajós. É um marco para a instituição e principalmente para os pacientes que agora podem ser tratados próximos de seus lares sem a necessidade de deslocamento para outras cidades”, pontuou, João Fabrício.

Para a direção do HRT, a realização de mais essa cirurgia coloca o hospital, mais uma vez, como referência estadual para novos tratamentos. “O Hospital Regional do Tapajós já mostra que tem dado passos largos em procedimentos e inovações cirúrgicas, antes não vistos na região, trazendo benefícios para os pacientes, atenuando e até evitando o sofrimento das pessoas. Estamos constantemente trabalhando para ofertar o que temos de melhor com qualidade, e para que muitas outras inovações técnicas sejam implementadas em nossa unidade”, comenta Karla Cajaíba, diretora-geral do HRT.

Segundo Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), “o Governo tem trabalhado para descentralizar o atendimento de alta complexidade, de forma que a população paraense possa ter acesso ao que tem de melhor na medicina, em todas as regiões,  e a implantação da neurocirurgia no Hospital Regional do Tapajós (HRT) é um exemplo de sucesso”.

Texto: Douglas Gomes/ HRT