Relatos de vida de crianças viram histórias em quadrinhos em Hospital de Tailândia

Relatos de vida de crianças viram histórias em quadrinhos em Hospital de Tailândia

17/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Iniciativa do Projeto de Humanização do HGT transformou em livro as experiências contadas por meninas e meninos internados

Durante esta semana, a equipe do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) entregou livros de histórias em quadrinho narrados pelos próprios pequenos usuários internados na unidade, com o auxílio de seus pais, às demais crianças em atendimento no hospital. Entre as narrativas, as histórias contam casos pessoais das crianças, onde mostraram os seus interesses, gostos e aprendizados.

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), dentre todos os serviços, oferece, ainda, o atendimento pediátrico com demandas de várias cidades do nordeste paraense, a unidade propiciou, em 2022, mais de 200 internações e 1.600 atendimentos Ambulatoriais.

Vanessa Bernardo, 33, é mãe de uma das crianças que foram incluídas no livro de histórias, o pequeno Rafael de Bernardo, de um ano. “Eu achei muito interessante, o meu filho é pequeno e uma das histórias que foi incluída relata a vida dele, então, vai ser muito importante para ele depois, quando for mais velho, ver esse trabalho de vocês, mas os irmãos que estão em casa, que sentem saudade, vão gostar ainda mais. Muito legal mesmo!”, finalizou a dona de casa.

 A criação de Histórias aflora a sensibilidade

Em alusão ao Dia Mundial da Infância, comemorado no próximo dia 21, o GTH, para proporcionar descontração e reduzir o sofrimento, junto a alguns pequenos usuários internados, criaram um pequeno livro de histórias, onde as crianças e seus pais construíam uma narrativa e os colaboradores, Ismaína Santos, Líder de Atendimento e o Assessor de Comunicação, Pedro Amorim, realizavam as ilustrações. O projeto deu início em fevereiro deste ano, finalizando no início de março.

Patrícia Manfredi, coordenadora do GTH, explica que a Política Nacional de Humanização (PNH) almeja a formação de coletivos em prol de transformações na saúde. “Nesse âmbito, o nosso foco foi a criação de histórias em quadrinhos, a partir da experiência de crianças internadas na Clínica Pediátrica, nota-se que o criar histórias pode ser tido como um instrumento de transformação de uma realidade.

A criação de Histórias aflora a sensibilidade, a partir do desenvolvimento de empatia por meio da história, atingindo todo o entorno hospitalar e podendo ser considerada como uma ferramenta de humanização em saúde”.

A equipe compilou o material e construiu o livro para ser entregue às crianças autoras e outras crianças que precisarem ser hospitalizadas no HGT. A criação do livro junto às crianças e pais aconteceu na Brinquedoteca da unidade, situada no acesso da Clínica Pediátrica.

A equipe construiu o livro para ser entregue às crianças autoras e futuros pacientes

Brinquedoteca – Com o intuito de não interromper as possibilidades de vivências lúdicas da criança durante seu período de internação/hospitalização, bem como minimizar o sofrimento e as ansiedades da criança que está nesta condição, o projeto Brinquedoteca busca humanizar o atendimento às famílias e crianças Atendidas pelo Hospital Geral de Tailândia – HGT.
Brincar é um direito da criança, dever do estado, da família e da sociedade, amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela lei federal 11.104, de 21 de março de 2005, a qual dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/HGT

Fotos: Divulgação