Salinópolis recebe a partir deste sábado (4) ação do Centro Itinerante de Testagem RT-PRC para Covid-19

04/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Centro de Testagem Itinerante

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), levou a Salinópolis o Centro de Testagem Itinerante de Covid-19. A ação começou neste sábado (4) e deve seguir até a próxima terça-feira, feriado de 7 de setembro, levando testes de RT-PRC para Covid-19 para a população local e turistas. Somente na manhã deste sábado, foram realizados 54 atendimentos.

“Essa ação está acontecendo em conjunto entre a Sespa, através do 4º Centro Regional de Saúde, Vigilância Sanitária, Departamento de Epidemiologia e o Laboratório Central, além da secretaria municipal de saúde de Salinas. Estamos com capacidade de coleta de até 500 PCR’s por dia. Nossa expectativa é que tenhamos um grande número de amostras e assim seja possível garantir a vigilância epidemiológica e genômica do vírus da Covid-19, pois apenas com amostras coletas por PCR é que podemos realizar o sequenciamento do gene e identificar variantes”, explica o Diretor do Lacen, Alberto Júnior.

O atendimento no local está acontecendo por demanda espontânea. Pode procurar o local quem está com sintomas de síndromes gripais ou que teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de infecção nos últimos 15 dias. A equipe da vigilância sanitária está abordando e convidando a população para que façam o teste, além de dar orientações sobre os cuidados para evitar a infecção pelo coronavírus.

Coleta de amostra para exame de RT-PCR

Dona Rosalva Lima, 40 anos, é trabalhadora doméstica e moradora de Salinas. Ela conta que viu o ônibus da testagem passando pela cidade e decidiu procurá-lo. “Eu decidi fazer o teste porque eu acho importante para a saúde da gente, né? Eu fui muito bem atendida. Já tomei a vacina de gripe e a primeira dose da vacina de Covid. Agora eu fiz esse exame mais para garantir que estou livre da doença”, ela conta.

Salinas foi escolhida para receber a ação neste feriado devido o grande número de visitantes na cidade. O ônibus do Centro Itinerante de Testagem está no mercado, local com grande circulação de pessoas. Rosa Maria Lopes, que mora em Belém, mas sempre passa os feriados na cidade diz que recentemente em seu condomínio teve contato com pessoas infectadas e por isso decidiu fazer a testagem. “Eu fui abordada pela equipe do centro e vim fazer o teste. Estou sendo muito bem atendida. Em uma cidade turística como Salinas, esse trabalho é fundamental”, ela afirma.

“Os próximos locais a receberem o Centro de Testagem Itinerante serão os municípios da Região Metropolitana de Belém. O nosso intuito é cobrir a maior parte da população desde já e nós faremos essas testagens por bairros. O cronograma vai ser divulgado à medida que os locais forem confirmados. Essa ação é muito importante, pois queremos ofertar testes a população fora dos espaços mais lotados. É necessário seguir monitorando os casos para entender como a doença está se comportando nos diversos municípios assim como em populações menores como é o caso dos bairros”, afirma o Diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Denílson Feitosa.

Os resultados dos exames coletados serão liberados em até 48 horas no sistema GAL, o qual os municípios têm acesso, porém, eles também serão enviados por meio de aplicativo de mensagem aos pacientes que informarem seus contatos telefônicos, sendo que os que não tiverem podem buscar direto na secretaria de saúde do município.

“A pandemia não acabou e é muito importante que possamos intensificar as ações para a coleta de PCR para Covid-19, pois podemos observar a rápida mutação do vírus. Estamos atuando em várias linhas de frente para combater a doença e a população de Salinas está convidada a ir ao Centro de Testagem caso perceba qualquer sintoma da Covid-19”, recomenda o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa