Satisfação dos usuários do Hospital Geral de Tailândia supera 85% no primeiro trimestre

06/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

HGT investe no quadro funcional e na atenção aos usuários

No primeiro trimestre de 2022, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, investiu na capacitação dos funcionários, visando melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários. Os índices de aprovação mostram que o resultado dos investimentos. Em janeiro, pesquisas do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) registrou o índice de 82,33% de satisfação dos usuários, passando para 84,63% em fevereiro, e 88,71% em março.

Entre os setores da Assistência vem crescendo mais nos últimos três meses o Pronto Atendimento, segundo dados do SAU, que registrou somente no primeiro mês do ano 4.463 pessoas acolhidas pela equipe multiprofissional; em fevereiro, o número foi de 3.977, e em março chegou a 4.544 atendimentos.

Para chegar a estes números, o médico Ananias Manoel informou que algumas medidas foram adotadas para melhorar o atendimento. “A adaptação de horários e a melhor alocação do quadro médico para atender a demanda dos usuários com mais agilidade e resolutividade”, informou o médico, fazem parte das ações implementadas.

Aprovação – Entre os usuários atendidos pela equipe multiprofissional do HGT está Ruan da Silva, 26 anos, que chegou ao HGT à procura de atendimento após se sentir mal em casa. “O HGT está de parabéns. O atendimento é ótimo. Pensei que fosse demorar bastante, mas não. Cheguei na Recepção, que é o primeiro atendimento, passei pela Triagem e, em menos de 10 minutos, já estava no consultório com o médico”, contou.

O nível de satisfação é acompanhado pela supervisora do SAU, Larissa Nogueira. Segundo ela, o serviço é destinado a avaliar a qualidade do trabalho prestado pelo HGT, como uma Ouvidoria. “A ação tem o objetivo de levantar informações relacionadas aos serviços prestados, através de questionários e, a partir deste documento, contabilizar as quantidades de reclamações, elogios e sugestões”, explicou.

A pesquisa é realizada no Ambulatório (consultas); Pronto Atendimento (urgência); Internação (todas as Clínicas); Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (exames) e também no momento da alta hospitalar.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT