Artistas do Festival Tealentos expõem seus trabalhos na lateral do Theatro da Paz

Artistas do Festival Tealentos expõem seus trabalhos na lateral do Theatro da Paz

06/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A coordenadora Nayara Barbalho, a equipe do Festival e artistas que participam desta Edição do Festival Tealentos

A lateral do Theatro da Paz ganhou cores e formas diferentes desde o último sábado (02). No mês em que se comemora o Dia da Conscientização Sobre Autismo, artistas do Projeto Paraense Tealentos ganharam espaço para exibir seus trabalhos ao lado da imponente e centenária casa de espetáculos paraense. As obras, criadas por pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), foram selecionadas para participar da segunda edição do Festival, promovido pelo Governo do Pará.

Ana Beatriz Souza Pereira se destaca com a pintura em tela

Uma das participantes é Ana Beatriz Souza Pereira, 18 anos, autora da tela em tinta acrílica “Caminhando na Chuva”. Sobre a técnica utilizada na pintura e a inspiração para o trabalho, Ana Beatriz informa que começou a “pintar em casa, com cotonete, papel alumínio e pincéis. Primeiro, eu desenhei as raízes, as flores e árvores, até finalizar”. Ela, que gostou de participar do Festival, já tem mais 20 obras prontas.

Para Júlio César Pereira, pai de Ana Beatriz, o evento é importante para que a filha se relacione e conheça outras pessoas. Ele conta orgulhoso sobre a participação da filha no Festival. “A Ana tem uma criatividade muito grande, e poder mostrar, expor o trabalho dela, é gratificante. São eventos como o Tealentos que permitem ela se conhecer e conhecer outras pessoas”, afirma o pai da artista.

Júlio Pereira acredita que o Festival Tealentos é uma porta de entrada para que pessoas com espectro do autismo divulguem seus trabalhos. “É uma dificuldade abrir espaços como o Tealentos para pessoas com o transtorno do espectro autista. Ter um projeto voltado para eles é maravilhoso”, ressalta.

Miguel usou o TEA como inspiração para sua pintura

Proximidade – A coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, informa que este ano o Festival foi ampliado para além do palco do Theatro da Paz. “Nós tivemos público vendo as artes não só no palco, mas aqui na lateral do Theatro. Isso foi muito importante para que as pessoas pudessem estar mais próximas não só das artes, mas também dos artistas”, destaca Nayara Barbalho.

Para a coordenadora, além de dar visibilidade às habilidades dos artistas, o Projeto Tealentos trabalha a autoestima das famílias envolvidas no Festival. “Anime Jujitsu Kaisen” e “Quadro de Autismo” são obras dos irmãos Gabriel dos Santos e Miguel dos Santos, respectivamente. “Eu quis desenhar o quadro do autismo, e eu gosto muito de pintar. Esse quadro eu fiz porque tenho autismo”, conta Miguel, 09 anos.

Gabriel gosta dos mangás japoneses

Gabriel diz que demorou cerca de três horas para desenhar o Anime, e ficou feliz em participar da exposição. “Eu gosto de personagens de animes, e esse me deu um pouco de trabalho. Eu participei do primeiro festival, que foi uma maravilha, e o segundo foi melhor ainda”, afirma o artista.

A mãe dos meninos, Luciane Veiga Silva, atesta que os filhos têm paixão por desenhos, mas cada um com suas preferências. “O Miguel adora fazer caricaturas, desenhar pessoas sérias; já o Gabriel tem preferência por mangás”, acrescenta.

Segundo Luciane Silva, a participação dos filhos no Festival mostra a evolução no quadro deles. Segundo ela, neste ano Gabriel já conseguiu explicar e falar sobre o trabalho desenvolvido. “Esses eventos são muito importantes para os meus filhos. Ano passado, o Gabriel estava tímido, e esse ano ele disse que falaria. Eu só tenho que parabenizar pela iniciativa. Ele sempre quis ter a arte dele reconhecida, e eu só tenho gratidão”, afirma a dona de casa.

Os trabalhos estão expostos na lateral do Theatro da Paz

A exposição foi visita pela comitiva da União Nacional de Legisladores e Legislativos do Brasil (Unale). O presidente da Comissão, deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul Lídio Lopes, parabenizou a iniciativa do governo do Estado. “É um trabalho fantástico sendo realizado, além de ser uma oportunidade de ver o trabalho que as pessoas com transtorno do espectro autista conseguem realizar. Ver todos se expressando por meio da arte é extraordinário!”, garante o parlamentar.

A criativade dos participantes do Festival também ganha as telas

Feira no Parque Futuro – Quem quiser conferir o trabalho dos artistas, a exposição na lateral do Theatro da Paz prossegue até sexta-feira (08). O público poderá conferir, ainda, a obra “Superação”, de Carolina Nery; Robô Bumblebee Transformers, de Genilson Rodrigues; “Fada” e “Robô”, de Alexandre Martins Silva; o vídeo de animação “Amizade”, de Lucas Eduardo dos Santos; a história em quadrinhos “Círio de Nazaré na Pandemia”, de Lucas Quaresma; os desenhos das histórias de “Raian Animado”, de Raian Gonçalves, e o desenho “Castitats Lillium”, da artista Morgan.

No sábado (09) e domingo (10), a programação continuará no Parque Urbano Porto Futuro com a Feira Tealentos de Produtos Artesanais, incluindo exposição e vendas de peças artísticas.

O Festival Paraense Tealentos é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e tem como objetivo dar visibilidade às habilidades e aos talentos de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa