Secretaria de Estado de Saúde e UFPA promovem ação de saúde em território Kaya

Secretaria de Estado de Saúde e UFPA promovem ação de saúde em território Kaya

15/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Indígenas sendo atendidos por equipes da Sespa e UFPA

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Laboratório de Genética Humana e Médica (LGHM) e o Laboratório de Virologia (Labvir), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó, realizaram, de 7 a 14 de julho, uma Ação de Saúde no território indígena Kayapó, localizado nos municípios de Redenção e Cumaru do Norte.

A ação conduzida pela Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT) ofereceu atendimentos médicos e laboratoriais, mas, principalmente, foi uma atividade de Educação em Saúde para sensibilizar os indígenas sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe, uma vez que a adesão às campanhas de vacinação está baixo entre indígenas no Dsei Kayapó.

Equipe de profissionais de saúde da Sespa e UFPA no território Kayapó

Segundo a técnica da Cesipt, Putira Sacuena, a Sespa e instituições parceiras atenderam a uma solicitação do DSEI Kayapó e conseguiram atender mais de 300 indígenas, o que ela considera como resultado positivo. “É muito gratificante ver o governo do Estado levando saúde com qualidade, e principalmente, realizando ações diferenciadas, respeitando as especificidades culturais dos povos Indígenas”, comemorou.

Ela ressaltou que a CESIPT vem acompanhando e monitorando a Saúde Indígena para que todos os povos Indígenas tenham um atendimento de saúde com qualidade.

De acordo com o Vacinômetro, até o momento, em todo o Pará, 14.728 indígenas tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 o que corresponde a 61,78% e 10.774 indígenas com a 2ª dose, correspondendo a 45,19%.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa
Fotos: Divulgação