Serviço de psicologia da Poli Metropolitana registra 1.555 atendimentos em 2021

Serviço de psicologia da Poli Metropolitana registra 1.555 atendimentos em 2021

26/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Unidade tem a capacidade de oferecer até 600 consultas por mês na especialidade

Entre as especialidades não-médicas ofertadas no rol de atendimentos da Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, a psicologia integra os atendimentos da equipe multiprofissional da unidade com o objetivo de avaliar transtornos mentais, alterações intelectuais, emocionais e/ou comportamentais, que dificultam a interação dos pacientes em meio à sociedade em crescem e se desenvolvem.

O serviço é ofertado à população, através da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), e no primeiro semestre de 2021, registrou 1.555 atendimentos, mesmo com a suspensão do serviço na instituição em função dos atendimentos exclusivos aos casos leves e moderados de Covid-19.

A especialidade alcança os pacientes dos programas exclusivos da Poli Metropolitana: ‘Triagem Pós Covid (adulto e infantil)’ e o ‘Pré-Operatório Rápido’ e, em alguns casos, os oriundos da Central de Regulação Estadual. A capacidade do serviço é de 600 atendimentos no mês. “Os nossos pacientes são encaminhados esporadicamente pela rede. Eles chegam à psicologia mais por meio das interconsultas de médicos especialistas da Poli”, explicou Heloísa de Cássia Pinheiro, profissional do serviço na unidade.

A especialista em Avaliação Psicológica também destaca as principais patologias tratadas na Policlínica dentro da especialidade. “São avaliados transtornos de ansiedade; transtorno de pânico, transtorno obsessivo -compulsivo, fobias sociais, transtorno depressivo, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, ansiedade generalizada, transtorno do Espectro Autista e transtornos de aprendizagem”, especificou o perfil atendido na unidade.

Atendimentos  – A diretora executiva da Poli Metropolitana, Liliam Gomes, destaca o funcionamento do serviço. “Os atendimentos na especialidade são de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. Os pacientes geralmente chegam à psicologia após uma avaliação médica de profissionais da própria unidade, que identificam a necessidade de o usuário passar pelo serviço. Entre a equipe multiprofissional, temos também a fonoaudiologia, a nutrição, o serviço social e a própria enfermagem, no sentido de orientar os preparos dos exames feitos na unidade”, frisou a gestora.

Acesso – O secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho, ressalta que os atendimentos especializados na unidade, são feitos apenas com dia e hora marcada. “O Governo do Estado criou a Poli Metropolitana como uma unidade da saúde pública estratégica para integrar e agregar a alta resolutividade em diagnósticos para a população paraense. A Poli faz atendimento a pacientes de várias regiões do Estado, por isso, o usuário deve se deslocar à instituição apenas quando já estiver com os serviços marcados”, destacou.

O titular da pasta lembra ainda que, além do call center, a Poli faz agendamentos por meio WhatsApp Business, ferramenta interativa que otimiza o tempo da equipe de central e, também do usuário, ampliando a capacidade de atendimento diário, assim, alcançando mais pessoas para preenchimentos das vagas ofertadas. “O usuário pode mandar o WhatsApp que é respondido através de inteligência artificial. Nele podem ser escolhidas as opções que tem interesse e as respostas são automáticas. Dessa forma, a atenção dos atendentes é apenas para as respostas que só podem ser dadas pelo agente humano”, acrescentou Rodovalho. Os agendamentos podem ser feitos, ainda, pelo e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.

SERVIÇO:

Endereço: avenida Doutor Freitas esquina com a avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém.

Agendamentos de consultas e exames: informações sobre preparo, entre outros, pode ser feito via WhatsApp 98521-5110, pela Central de Atendimento (91) 4005-0510 ou pelo e-mail agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.

Documentos: no dia marcado, levar ao local com 40 minutos de antecedência, RG, CPF, comprovante de residência com CEP e cartão do SUS.

Dias e horários: as consultas são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Metropolitana