Hospital Abelardo Santos ultrapassa meta da 2ª campanha de doação de sangue

25/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Funcionários se mobilizaram para alcançar a meta da campanha

Com a expectativa de ajudar a salvar vidas, a supervisora de Enfermagem Shamira Resque, 34 anos, foi uma das voluntárias na 2ª Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, promovida terça e quarta-feira (24 e 25), pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, com a parceria da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). “Esse momento é um ato de amor”, disse Shamira, uma das responsáveis pela organização da campanha no HRAS.

“Vale ressaltar que as ações internas também são realizadas diariamente com os acompanhantes, usuários e colaboradores, para contribuirmos com a manutenção dos estoques do Hemopa”, informou a supervisora.

Quem também fez questão de participar da ação solidária foi o técnico em Enfermagem da unidade, Manuel Lourinho, 41 anos, doador desde os 24 anos de idade, quando precisou doar pela primeira vez para um amigo. “Não vai fazer falta para quem doa e vale muito para quem recebe”, enfatizou Manuel, que busca incentivar também as pessoas do seu convívio. “Em breve pretendo levar o meu filho. Ele já completou 18 anos e agora pode doar”, acrescentou.

O esforço de funcionários e do público externo é essencial para manter os estoques da Fundação Hemopa

Público externo – A corrente de solidariedade não ficou restrita apenas aos funcionários do HRAS. O público externo também aderiu. O ator Wesley Rosário, 25 anos, que mora em Icoaraci, participou pela primeira vez de uma campanha de doação de sangue. “Eu sempre tive vontade de doar. Fiquei sabendo da ação pela irmã da minha namorada Então criei coragem, e agora estou aqui, doando”, contou.

O assistente administrativo Carlos Cerqueira, 51 anos, morador do bairro da Sacramenta, disse que o ato de doar já faz parte da sua rotina. Por isso, não poupou esforços quando sua esposa informou sobre a programação do HRAS. “É prazeroso. A gente se sente aliviado em conseguir ajudar. Pretendo continuar doando por muito tempo”, declarou.

Estímulo – Nesta segunda campanha foram coletadas 281 bolsas de sangue, superando a meta da organização, que era de 200 unidades, além de mais 17 cadastros para doação de medula óssea. Com a meta ultrapassada, o diretor executivo do “Abelardo Santos”, Marcos Silveira, frisou a importância dos resultados. “Nosso objetivo com essas ações é estimular a doação e a generosidade das pessoas com o próximo. Nós, como unidade de saúde, organizamos ações de doação de sangue com o intuito de salvar vidas. Parabenizamos todo o esforço dos nossos colaboradores e a população em geral, que atendeu ao nosso chamado e compareceu”, ressaltou o gestor.

Gestores do HRAS e da Fundação Hemopa se unem para salvar vidas

Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a parceria com o Hospital Abelardo Santos é de extrema importância para o estímulo de doadores de sangue em sua área de abrangência. “Essas doações visam abastecer o estoque do Hemopa, para continuar atendendo, de modo satisfatório, a demanda transfusional não apenas no Hospital Abelardo Santos, como na rede hospitalar. Essas parcerias são essenciais. Nosso agradecimento à gestão do HRAS”, enfatizou.

O Hospital Abelardo Santos, em média, faz 400 transfusões de sangue a cada mês. Desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente à Fundação Hemopa pelo menos 50% do que utiliza. A Fundação é responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado.

Texto: Roberta Paraense /HRAS