Sespa lança cartilha com orientações sobre saúde bucal do bebê

Sespa lança cartilha com orientações sobre saúde bucal do bebê

14/06/2021 Off Por ASCOM

A coordenadora Alessandra Amaral, Luciana Sá e a menina Maria Clara no lançamento da Cartilha

O lançamento da “Cartilha Saúde Bucal do Bebê” nesta segunda-feira (14), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), reuniu especialistas da área e usuários da Unidade de Referência Materno-Infantil (Uremia), em Belém,  de onde foi transmitida uma live com orientações sobre cuidados básicos com a primeira dentição.

De acordo com o conteúdo da Cartilha, o aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios para a saúde do bebê, alguns diretamente ligados à saúde bucal. “A amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos, levando à harmonia da face e correto posicionamento de dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala”, destacou a coordenadora de Saúde de Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo.

Segundo ela, a amamentação é fundamental também para o crescimento e o desenvolvimento das estruturas do sistema digestivo e das funções de sucção, respiração e deglutição. “O aleitamento estimula a tonicidade muscular, preparando os músculos para mastigação, fonação e prevenção da maloclusão (posicionamento incorreto dos dentes)”, complementou.

O lançamento da Cartilha de Saúde Bucal ocorreu na Unidade de Referência Materno-Infantil, em Belém

O lançamento da Cartilha foi transmitido ao vivo pelo Instagram da Coordenação de Saúde Bucal da Sespa, direto do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Uremia. A coordenadora do serviço, Lígia Carneiro, disse que a Cartilha será uma excelente ferramenta de apoio à orientação aos pais e demais pacientes atendidos no local. “É uma novidade, visto que não tínhamos, ainda, um material definitivo sobre o tema”, informou.

Elaborada pela Coordenação de Saúde Bucal da Sespa, a Cartilha orienta que a mãe, ainda na gravidez, receba as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do filho. Após esse momento, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos seis meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente de leite. “É fundamental que ocorra desde o primeiro dentinho. Esse processo tem que ser natural para a criança, e no lar. Por isso, muitas vezes os pais devem mudar seus hábitos”, complementou Alessandra Amaral, coordenadora de Saúde Bucal da Sespa.

Com a Cartilha, Estado investe na orientação e prevenção

Cuidados essenciais – Para a odontopediatra Sonia Mendonça, presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped/ Seção Pará), é errado pensar que o dente de leite não exige cuidados específicos. Com o nascimento do primeiro dente, os pais devem fazer a limpeza adequada para evitar lesões e cáries. “Isso tudo é orientado no pré-natal odontológico, que é essencial para garantir a dentição ideal da criança”, alertou.

As demais orientações contidas na Cartilha dizem respeito ao uso do copo; à higiene bucal; ao início do uso da escova e do fio dental, e a utilização do creme dental. Entre as restrições estão o uso da mamadeira e da chupeta. “São orientações bem-vindas. Vou seguir e garantir esse bem-estar à minha filha. Estamos aqui a título de prevenção, pois está tudo correndo muito bem com os dentes dela, com todo o acompanhamento possível”, disse Luciana Sá, mãe de Maria Clara, de um ano, paciente da Uremia.

A Cartilha ficará disponível no site da Secretaria para download, bem como será distribuída nas Unidades da Sespa providas de CEOS, tanto em Belém como em Santarém (na região Oeste), e nas Unidades Básicas de Saúde dos 144 municípios paraenses.

O download da cartilha pode ser feito pelo seguinte link: Cartilha Saúde Bucal do Bebê

Texto: Mozart Lira/Sespa
Fotos: Laís Menezes/Sespa