Xinguara é a próxima parada da carreta de saúde do TerPaz Itinerante

Xinguara é a próxima parada da carreta de saúde do TerPaz Itinerante

11/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Durante todo o mês de abril, o TerPaz leva diversos serviços, de consulta à vacinação contra Covid-19, à população do Sul e Sudeste do Pará

Cerca de 2 mil atendimentos já foram realizados nos três dias de ações itinerantes do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) nos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, no Sudeste do Pará. Na terça-feira (12) será a vez do município de Xinguara receber a carreta da saúde do TerPaz Itinerante. O programa leva diversos serviços à população do Sul e Sudeste do Pará, durante todo o mês de abril.

A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Dentre os serviços oferecidos estão atendimento odontológico, distribuição de kit escovação, aplicação de vacinas para Covid-19, Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e Influenza (contra gripe), testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como sífilis, HIV e hepatites B e C, além de consulta oftalmológica.

Dentre os serviços oferecidos estão atendimento odontológico e distribuição de kit escovação

Experiência positiva – A expectativa é realizar mais de mil atendimentos por dia. Segundo Alessandra Amaral, coordenadora da ação, a população tem procurado pelos serviços. “A gente percebe que a aceitação tem sido grande e favorável a essa ação do governo do Estado na região Sul e Sudeste do Pará. Conseguimos avaliar com uma experiência positiva, pois é gratificante levar este tipo de atendimento a um público que precisa. Com o TerPaz Itinerante, isso é possível”, ressaltou Alessandra Amaral.

Outro serviço oferecido é o cadastro para recebimento de cadeiras de rodas e inscrição para carteiras de passe-livre para quem tem direito. “O objetivo do TerPaz Itinerante é prevenir, é levar saúde de qualidade e aproximar a população dos serviços oferecidos pelo Estado. São ações de extrema importância, levando em conta a necessidade que a população tem em se deslocar para a capital”, reforçou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Agenda do TerPaz Itinerante, sempre das 08 às 13 h:

12/04: Xinguara – na Escola Dom Luís de Moura Palha, na Avenida Lauro Sodré, 920;

14/04: Conceição do Araguaia – na Escola 14 de Abril, na Rua Intendente Amâncio Rêgo, 322. Centro;

16/04: Redenção – Escola Marcus Valério Barbosa, na Avenida Jales Machado Neves, s/n;

18/04: Cumaru do Norte – Escola João Pinto Pereira, na Avenida dos Estados, s/n, Centro;

20/04: Santana do Araguaia – Escola de Ensino Técnico (Eetepa) de Santana do Araguaia, na Rua Três;

22/04: Santa Maria das Barreiras, no distrito de Casa de Tábua – na Avenida Ayrton Senna;

24/04: Eldorado do Carajás – Escola Municipal de Ensino Fundamental Eldorado, na Avenida Iguaçu, KM-02, 113, Centro;

26/04: São Geraldo do Araguaia – Escola Macário Dantas, na Avenida Firmino Costa, s/n.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Priscila Moraes/Sespa