Sespa realiza oficina sobre alimentação saudável na prevenção do câncer no Oncológico Infantil

Sespa realiza oficina sobre alimentação saudável na prevenção do câncer no Oncológico Infantil

14 de julho de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Nutricionistas do Hospital Oncológico Infantil participam da oficina para qualificar ações de educação alimentar e nutricional aos pacientes

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou, de 7 a 13 de julho, no Hospital Oncológico Infantil “Octávio Lobo” (HOIOL) a oficina “Atualização em Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer”.

Conduzida pela Coordenação Estadual de Nutrição, o objetivo da oficina foi instrumentalizar os nutricionistas do HOIOL para qualificar as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a serem realizadas junto às crianças e adolescentes no espaço da sala de espera do Hospital, por meio do Projeto “Práticas de Educação em Saúde Alimentar e Nutricional em um Hospital Oncológico Infantil”.

Segundo a nutricionista da Coordenação Estadual de Nutrição, Thaís Granado, o Projeto tem a finalidade de realizar atividades práticas de educação alimentar e nutricional junto aos pacientes em tratamento de câncer no HOIOL, como estratégia para a promoção da saúde por meio da alimentação saudável.

Ela explicou que o projeto foi idealizado pela equipe da Sespa e está sendo desenvolvido no Oncológico Infantil como primeira experiência, para depois ser expandido para outras unidades hospitalares. “A oficina contou com a participação de seis nutricionistas e corresponde à primeira etapa de implantação do projeto, que é a capacitação da equipe de profissionais do hospital”, informou.

Thaís Granado, nutricionista da Coordenação Estadual de Nutrição, com a equipe de colegas do Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo

Além de Thaís Granado, a oficina teve como ministrante a nutricionista e pesquisadora Rahilda Brito Tuma, e equipe de apoio formada pela nutricionista Eva Jaques Rodrigues, e pelos acadêmicos do Curso de Nutrição da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), Carlos Michel Braga, Ayumy de Castro e Jéssica Matos.

APOIO – O conteúdo programático contou com materiais educativos da própria Sespa, do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre outros, cujos temas estão relacionados à prevenção do câncer, alimentação saudável, educação alimentar e nutricional, atividades lúdicas e educativas.

Para a realização da oficina, a Sespa também contou com o apoio da equipe do Serviço de Nutrição do hospital, coordenado pela Nutricionista Renata Porto e da responsável pelo setor de Pesquisas do hospital, Melyane Gaia.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa