Sespa realiza oficina sobre alimentação saudável na prevenção do câncer no Oncológico Infantil

Sespa realiza oficina sobre alimentação saudável na prevenção do câncer no Oncológico Infantil

14/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Nutricionistas do Hospital Oncológico Infantil participam da oficina para qualificar ações de educação alimentar e nutricional aos pacientes

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou, de 7 a 13 de julho, no Hospital Oncológico Infantil “Octávio Lobo” (HOIOL) a oficina “Atualização em Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer”.

Conduzida pela Coordenação Estadual de Nutrição, o objetivo da oficina foi instrumentalizar os nutricionistas do HOIOL para qualificar as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a serem realizadas junto às crianças e adolescentes no espaço da sala de espera do Hospital, por meio do Projeto “Práticas de Educação em Saúde Alimentar e Nutricional em um Hospital Oncológico Infantil”.

Segundo a nutricionista da Coordenação Estadual de Nutrição, Thaís Granado, o Projeto tem a finalidade de realizar atividades práticas de educação alimentar e nutricional junto aos pacientes em tratamento de câncer no HOIOL, como estratégia para a promoção da saúde por meio da alimentação saudável.

Ela explicou que o projeto foi idealizado pela equipe da Sespa e está sendo desenvolvido no Oncológico Infantil como primeira experiência, para depois ser expandido para outras unidades hospitalares. “A oficina contou com a participação de seis nutricionistas e corresponde à primeira etapa de implantação do projeto, que é a capacitação da equipe de profissionais do hospital”, informou.

Thaís Granado, nutricionista da Coordenação Estadual de Nutrição, com a equipe de colegas do Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo

Além de Thaís Granado, a oficina teve como ministrante a nutricionista e pesquisadora Rahilda Brito Tuma, e equipe de apoio formada pela nutricionista Eva Jaques Rodrigues, e pelos acadêmicos do Curso de Nutrição da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), Carlos Michel Braga, Ayumy de Castro e Jéssica Matos.

APOIO – O conteúdo programático contou com materiais educativos da própria Sespa, do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre outros, cujos temas estão relacionados à prevenção do câncer, alimentação saudável, educação alimentar e nutricional, atividades lúdicas e educativas.

Para a realização da oficina, a Sespa também contou com o apoio da equipe do Serviço de Nutrição do hospital, coordenado pela Nutricionista Renata Porto e da responsável pelo setor de Pesquisas do hospital, Melyane Gaia.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa