Sespa sedia workshop sobre a rede de saúde do Pará para receber a COP30

Sespa sedia workshop sobre a rede de saúde do Pará para receber a COP30

25/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

O Objetivo é preparar a rede de saúde local para receber o evento da COP30 em 2025

A Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), por meio do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde, e do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, e do Município de Belém, promovem um Workshop de Aplicação da Ferramenta TOOLKIT para avaliação de Riscos de Emergências de Saúde. O evento visa preparar a rede de saúde local para receber o evento da COP-30, previsto para acontecer em 2025.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, destacou a importância do trabalho conujunto

O workshop, que será realizado no auditório da SESPA, abordará temas como a apresentação da rede assistencial e de vigilância em saúde no Pará, a análise da rede assistencial do município de Belém, as ações já realizadas e as próximas ações em relação à vigilância em saúde, dentre outros.

“É fundamental promover esse workshop em parceria com o Ministério da Saúde e o Município de Belém, visando preparar nossa rede de saúde para um evento de tamanha magnitude como a COP-30. É essencial que estejamos preparados para lidar com os desafios e demandas que surgirão durante o evento, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os participantes e da população em geral.” – Destacou Ivete Vaz, Secretária de Saúde Pública do Estado do Pará.

O evento contou com a participação de representantes das três esferas governamentais – municipal, estadual e federal da saúde, bem como de profissionais de diversas áreas técnicas, todos fundamentais para o planejamento das ações preparatórias para o evento de massa.

Secretários Ivete Vaz e Edney Pereira com os representantes dos demais órgãos envolvidos

Delcimar Viana, Superintendente do Ministério da Saúde, ressaltou a importância da preparação do sistema de saúde para um evento de grande magnitude como a COP-30. “Um evento que vai estar aqui na Amazônia, uma população de 38 milhões, representa 58% do território nacional. E Belém, com 1,3 milhão de população, tem essa importância. O sistema de saúde está preparado para receber esse evento de grande magnitude.”

Além disso, durante o evento, especialistas em saúde pública, epidemiologia e gestão de emergências compartilharam experiências de sucesso e boas práticas em relação à preparação para eventos de grande circulação, o que contribuiu para o enriquecimento das discussões. Também foram discutidos os desafios emergentes enfrentados pela rede de saúde local, considerando o contexto da pandemia de COVID-19 e outras crises de saúde pública.

Edney Pereira, Secretário Adjunto de Gestão Administrativa, enfatizou a necessidade de integração das ações entre município e estado para prevenir e responder a possíveis emergências de saúde “Fazer a melhor COP de todos os tempos e prevenir e ter estratégia e saber aonde intervir e de que maneira intervir tempestivamente é um ato de paz, estruturante para que isso possa acontecer.”

A integração das ações entre diferentes entidades governamentais, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e setor privado também foi destacada como fundamental para fortalecer a preparação para a COP-30 e promover a saúde pública de forma mais ampla.

Daniel Corade, Diretor Substituto do Departamento de Emergência e Saúde Pública, do Ministério da Saúde, destacou o objetivo principal do evento, que é fazer um diagnóstico inicial da preparação da saúde e iniciar o processo de organização para que a COP ocorra sem intercorrências “Nossos objetivos principais aqui são fazer um diagnóstico inicial de como está o status da preparação da saúde que o Estado e o município já vem trabalhando e a partir desse diagnóstico então iniciar o processo de organização de todo o trabalho para que a COP ocorra sem nenhuma intercorrência ou nenhum fato que possa tirar um pouco da beleza que vai ser esse encontro.”

O workshop representa um passo importante na preparação da rede de saúde de Belém para receber a COP-30, e espera-se que as ações e estratégias discutidas durante o evento contribuam para garantir um evento seguro e bem-sucedido para todos os participantes e para a população em geral.

Texto: Bianca Botelho/Sespa

Fotos: Fábio Assunção/Sespa