Testagem Itinerante da Covid-19 conclui atividades em Altamira e segue para Ourém

Testagem Itinerante da Covid-19 conclui atividades em Altamira e segue para Ourém

5 de novembro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Testagem de covid-19 para conhecer o cenário epidemiológico

As atividades do Centro de Testagem Itinerante de Covid-19 em Altamira, na região do Xingu, aconteceram entre 29 e 31 de outubro, e resultaram em mais de três mil coletas, entre testes rápidos de Antígeno e por Swab nasofaríngeo, o PCR. O objetivo da ação foi ter mais informações sobre o cenário epidemiológico do novo coronavírus na cidade e subsidiar as decisões com relação às medidas sanitárias contra a transmissão da doença.

Em Altamira, foram realizados 1.525 testes rápidos, dos quais, 193 foram positivos para Covid-19 e outros 1.332 negativos para a doença. A ação também realizou 1.525 testes por PCR, com 988 resultados foram liberados até o momento pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Desse total, 183 foram positivos e os demais 805 negativos.

O serviço móvel já passou por Salinópolis, Benevides, Bragança, Marituba, São João de Pirabas. Além dos centros itinerantes, a Sespa prossegue oferecendo o ponto fixo de testagem no Aeroporto Internacional de Belém. Nos dias 6 e 7 de novembro, a estratégia será aplicada em Ourém, na região do Capim.

O programa é uma ação da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen), em parceria com Centros Regionais de Saúde e prefeituras.

Em todos os municípios onde o Centro estiver, a equipe da vigilância sanitária irá abordar e convidar a população para que faça o teste, além de dar orientações sobre os cuidados para evitar a infecção pela Covid-19.

O atendimento é por demanda espontânea. A população pode procurar o local caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias. Após o preenchimento de dados no local, é feita a coleta de Swab nasofaríngeo, em que se colhe material do nariz com uso do cotonete de um a dois minutos de procedimento.

A Sespa informa que os resultados dos exames coletados serão liberados em até 48h no sistema GAL, ao qual os municípios têm acesso, porém, eles também serão enviados por meio de aplicativo de mensagem aos pacientes que informarem seus contatos telefônicos, sendo que os que não tiverem podem buscar direto na secretaria de saúde do município onde o teste foi realizado.

Caso seja positivo para Covid-19, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. A Sespa informa também que parte das amostras positivas serão enviadas para sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

Além de Ourém, a programação do Centro de  Testagem Itinerante estará em Abaetetuba (13 a 15/11); Moju (16 a 18/11); Bonito (20 e 21/11); Barcarena (27 e 28/11); Nova Timboteua (04 e 05/12) e em Salinas, entre 27 de dezembro deste ano e 02 de janeiro de 2022.

SERVIÇO : Calendário do Centro de Testagem Itinerante em Ourém – 06 e 07 de novembro, das 8h às 14h, na praça Magalhães Barata, em frente à Prefeitura Municipal.

Texto: Mozart Lira/Sespa
Foto: Divulgação