Últimos pacientes do Hospital de Campanha de Santarém recebem alta, neste domingo (31)

Últimos pacientes do Hospital de Campanha de Santarém recebem alta, neste domingo (31)

31 de outubro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Paciente comemora alta do Hospital de Campanha de Santarém

O Hospital de Campanha de Santarém deu alta neste domingo (31) para os quatro últimos pacientes que estavam internados na unidade, que recebeu desde o dia 19 de fevereiro deste ano, 806 pacientes. Desses, 664 receberam alta médica e 122 foram transferidos para outras unidades. “O atendimento realizado no Hospital de Campanha do Santarém foi fundamental para garantir que a população da região oeste fosse atendida, principalmente de maneira rápida. Essa unidade salvou muitas vidas, por isso somos gratos ao trabalho de todos os profissionais que atuaram na linha de frente de combate a covid-19”, comemorou o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

O Hospital, que atendeu pacientes positivados com a Covid-19 de toda a região oeste do Pará, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós, começou os atendimentos com 60 leitos disponíveis. Sendo que desse total 56 eram clínicos e 4 de estabilização. Após os quatro primeiros meses de operação e com a diminuição dos casos da doença, o número de leitos passou para 40.

Seu José Lopes da Paz, 61 anos, foi um dos pacientes a receber alta hoje. Bastante emocionado e ao lado da esposa ele agradeceu ao trabalho de toda a equipe que o cuidou enquanto esteve internado. “Eu entre aqui como um paciente e estou saindo como um sobrevivente. Agradeço a Deus, a medicina e toda a turma que cuidou de mim e me tirou situação que eu estava”, ele afirmou. Enquanto esteve fazendo o tratamento para a covid-19, seu José também foi um dos pacientes que participou do projeto “Cabine do Coração”, momento que permitia aos pacientes, obedecendo a todos os critérios sanitários de segurança, um momento de carinho com algum membro da família.

O HCS foi uma parceria entre governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública, e a prefeitura de Santarém.

Centro Especializado de Covid-19 – Também nesta quarta-feira (03) o governo estadual vai inaugurar o Centro Especializado de Atendimento de Covid-19 em Santarém que funcionará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município com 16 leitos clínicos e 4 leitos de UTI. “A equipe epidemiológica da Sespa está atenta aos casos de Covid em todo o Estado, por isso estamos sempre prontos para a criação de estratégias de combate a pandemia. Este centro, assim como os demais com o mesmo perfil, faz parte das nossas ações e dessa forma está sendo possível retomar o atendimento das demais especialidades”, afirma o Secretário. Os demais centros especializados já inaugurados são em Bragança, Parauapebas e Belém. O Centro Especializado de Santarém não será portas-abertas nem atenderá demanda espontânea. O atendimento será realizado via Regulação Estadual.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Foto: Divulgação