Webnário debate saúde mental masculina pelo SUS no Pará

10/01/2022 Off Por Mozart Lira

Representantes da Coordenação de Saúde do Homem e da Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estiveram reunidos em seminário virtual ocorrido na manhã desta segunda-feira, 10, para discutir as ações do calendário da saúde do homem em datas e meses alusivos às campanhas que são realizadas durante o ano pelas políticas públicas de saúde.

“Trata-se de uma iniciativa para mostrar que a saúde masculina deve ser abordada de forma integral e durante todos os meses do ano. O Novembro Azul, por exemplo, é apenas um dos componentes do calendário e o câncer de próstata passa a ser somente um dos tópicos de discussão acerca da saúde masculina, que deve ser trabalhada como um todo”, informa a nota técnica emitida pela Coordenação de Saúde do Homem.

Como calendário se inicia com o Janeiro Branco, o seminário virtual teve a participação da equipe técnica da Coordenação de Saúde Mental, que discorreu sobre a saúde mental masculina, sobretudo neste período em que muitos fazem avaliações e planos para vida, ressaltando que problemas socioeconômicos geram episódios de ansiedade e depressão universalmente.

O webinário contou com a presença de Centros Regionais de Saúde da Sespa e de referências municipais da Atenção Primária à Saúde. O calendário ainda será hospedado no site da Sespa, para garantir seu acesso pelos profissionais de saúde, que solicitam orientações de como se deve trabalhar a saúde do homem ao longo do ano.

A Sespa considera essencial que o calendário seja colocado em prática pelas gestões municipais, incentivando as equipes das estratégias de saúde da família promover ações de saúde voltada aos usuários masculinos.