Abelardo Santos apresenta projetos científicos em Simpósio em São Paulo

17/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Trabalhos aprovados serão defendidos em evento internacional de Enfermagem, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista

Dois projetos científicos desenvolvidos por profissionais do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, foram aprovados para serem apresentados no XI Simpósio Internacional de Enfermagem (SIEN), do Hospital Israelita Albert Einstein, na última semana deste mês.

A implementação do Núcleo de Educação Assistencial: Relato de experiência e a Sistematização dos cuidados e as boas práticas na atenção à saúde indígena serão os trabalhos expostos pelos profissionais da unidade. A enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, Brenda Tanielle, relatou que os projetos atenderam todos os requisitos de aceitação e, na segunda-feira (13), foi confirmada a participação da unidade no evento.

“Nosso objetivo  é evidenciar o protagonismo da enfermagem no centro do cuidado do paciente, e gerar esse cuidado com qualidade. Por esse motivo surgiu a ideia de desenvolver esses trabalhos”, ressaltou.

O coordenador do DEP, o médico Paulo Henrique Ataíde, destaca que o Abelardo Santos tem o objetivo de movimentar e inovar o ensino e pesquisa dentro da unidade, permitindo que os colaboradores contribuam para os avanços científicos e tecnológicos. “Prestar assistência humanizada e de qualidade faz parte dos nossos pilares, por esse motivo, o investimento em estudo e pesquisa que proporcionem melhorias na saúde e no atendimento ao paciente tem sido uma prática constante na unidade. O mais importante é que esses estudos refletem diretamente na assistência aos nossos usuários”, frisou.

A diretora assistencial do Instituto Mais Saúde, Renata Oliveira, enfatiza que os trabalhos contaram com a expertise de vários profissionais, no total sete pessoas. “Todos os projetos foram pautados no bem-estar dos pacientes e na valorização do trabalho da enfermagem. Evidenciar essas duas atuações e o trabalho que é desenvolvido no Abelardo Santos em um evento desse porte, será uma experiência de muita troca de conhecimento e de aprendizagem. Estamos muito honrados em fazer parte desse evento que, sobretudo, por levar o nome do Abelardo Santos, do Instituto Mais Saúde e do Governo do Pará, a nível internacional”, adiantou.

Programação:

As apresentações dos projetos serão realizadas por meio de pôsteres eletrônicos. Eles serão exibidos durante os dias 29 e 30 de março na plataforma de transmissão online e em totens distribuídos pelo local do Evento presencial. Já para as apresentações orais, será obrigatória a presença do apresentador do trabalho na plataforma Zoom no horário indicado. O trabalho premiado será anunciado no encerramento do evento.

SERVIÇO: O Hospital Regional Abelardo Santos pertence à rede pública do Governo do Estado, com  administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/Sespa