Aula de videocirurgia marca o início das atividades da Residência Médica no HRBA

16/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Residentes utilizaram caixa de fósforo para fazer simulação em exercício de técnica de laparoscopia

Médicos residentes que atuam no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, participaram na última sexta-feira (13) de uma aula experimental de técnicas de laparoscopia, ou videocirurgia, marcando o início das atividades na unidade neste ano.

Usando caixas de simulação, a turma precisava mostrar habilidade para fazer exercícios de profundidade e lateralidade, que vão ajudá-los nas técnicas para as cirurgias. “Essa nossa primeira aula está voltada para instrução de endosuturas, como fazer isso através da videocirurgia. É um desafio, um exercício mental e também para as mãos. Aqui, não há pressão de rapidez, não há paciente. É um momento de aprendizado para que, quando chegue a hora de eles operarem, façam com a maior técnica e segurança possíveis”, explicou o médico cirurgião geral do HRBA, Heber Lessa, que ministrou a aula com os residentes.

O médico João Vitor Esperandio está no terceiro ano de residência em cirurgia geral pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), e aprovou o exercício. “Eu nunca tinha feito esse exercício de profundidade e lateralidade com a caixinha de fósforo. A gente tem uma certa dificuldade no começo, mas temos a orientação de quem já esteve no processo, quem já viveu isso. O que facilita muito o nosso caminho”, destacou.

A unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde, é um centro formador de profissionais, reconhecido e certificado pelos ministérios da Saúde e da Educação desde 2014.

O HRBA oferta Residência Médica em 11 especialidades – Cirurgia geral, Clínica médica, Medicina intensiva, Ginecologia e obstetrícia, Pediatria, Urologia, Anestesiologia, Ortopedia e traumatologia, Medicina da família, Oncologia clínica e Neurocirurgia – além de Residência Multiprofissional nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Serviço social.

O Regional de Santarém possui um Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), um Centro de Ensino e Pesquisa e um Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP), aprovado e credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão ligado ao Ministério da Saúde. Atualmente, a unidade conta com 54 residentes médicos e mais 39 multiprofissionais aprendendo e atuando junto à equipe do hospital.

Médicos residentes são acompanhados por cirurgiões durante formação no Hospital Regional do Baixo Amazonas

Pesquisa – O Centro de Ensino e Pesquisa do HRBA foi inaugurado em fevereiro de 2019, mas no início deste ano passa por uma reestruturação. O objetivo é fomentar ainda mais a realização de pesquisas científicas de qualidade dentro da unidade, recebendo estudantes e profissionais não só da região, mas também de todo o país.

A unidade mantém parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com outras instituições de ensino paraenses, como a Uepa e a Universidade da Amazônia (Unama). O ano de 2023 deve contar com a realização de vários cursos, treinamentos e aperfeiçoamentos para os estudantes.

“Vamos trazer professores da USP para acompanhar os nossos estudantes, além da nossa prata da casa, nossos médicos e professores que estarão à frente de todo esse processo, para que cada vez mais projetos científicos sejam desenvolvidos aqui e sejam submetidos ao Comitê de Ética e Pesquisa. A importância do crescimento do Centro de Ensino e Pesquisa é estimular as atividades de estudo científico e aumentar o conhecimento na área da saúde. Assim, cresce também cada vez mais a qualidade dos profissionais que aqui estão”, ressaltou Gabriela Noronha Fortes, coordenadora administrativa do Centro de Ensino e Pesquisa e do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da unidade.

“Queremos fomentar ensino e pesquisa de alto nível. A gente precisa deste serviço para que possamos ter todos os canais com outros centros de ensino e pesquisa. Nós já recebemos trabalhos vindos até da Europa para a nossa avaliação e liberação, através do nosso comitê. Isso é muito importante porque nos dá uma identidade para produção e publicação em todo o cenário nacional”, afirmou Marcos Fortes, diretor clínico do HRBA.

Texto: Ascom HRBA