Barco Hospital retoma perfil original e faz mais de 10 mil atendimentos em Faro e Alenquer

25/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

Atendimento no Barco Papa Francisco em Faro

O Barco Hospital Papa Francisco e a Unidade São João Paulo II estão, nesta sexta-feira (25), no distrito de Nova Maracanã, em Faro, no oeste do Pará, oferecendo atendimento médico para a comunidade. Desde 5 de junho, quando retomou o perfil original de atendimento, em Alenquer, até hoje, o Barco Hospital já realizou 10.998 atendimentos.

O perfil original do Barco Hospital é atender pacientes nas áreas de cirurgia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, radiologia e odontologia, possibilitando também à população os serviços de exames laboratoriais e de imagem, entrega de medicação e internação. Desde a retomada no início de junho foram realizadas 41 cirurgias de baixa e média complexidade, 3.801 exames, 571 procedimentos odontológicos, 416 consultas clínicas, dentre outros atendimentos. De fevereiro a maio, o atendimento no barco foi destinado exclusivamente aos casos de Covid-19

“A atuação do Barco Hospital está tendo um resultado excelente, dando andamento à demanda reprimida de cirurgias eletivas nos municípios da região da Calha Norte. Havia uma fila muito grande e agora o Barco vai continuar levando atendimento de qualidade para a população”, salientou o titular da Saúde, Rômulo Rodovalho.

Para receber atendimento no Barco Hospital, os pacientes são cadastrados a partir da fila de cada município, na faixa etária de 7 a 45 anos, sem comorbidades.

“Com muita satisfação nós da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, juntamente com a Sespa, Centro Regional do Governo do Baixo Amazonas, e 9ª Regional de Saúde, podemos retomar os atendimentos, principalmente as cirurgias  de baixa e média complexidade. Como também levar outros atendimentos e exames. Assim juntando forças com cada secretaria de Saúde local para juntos dar uma resposta positiva para os que procuram atendimento do Barco Hospital”, avalia Frei Joel Souza, coordenador do Barco Hospital.

PROGRAMAÇÃO – A programação de atendimento das embarcações está marcada para até o fim de outubro, com o seguinte calendário: 21 a 26/06 – Faro; 07 a 12/07 – Curuá; 22 a 27/07 – Terra Santa; 06 a 11/08 – Aveiro; 20 a 25/08 – Belterra; 03 a 08/09 – Óbidos; 23 a 28/09 – Prainha; 08 a 13/10 – Monte Alegre; 22 a 27/10 – Almeirim.

Texto: Melina Marcelino/Sespa