Sespa promove ação de combate ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

Sespa promove ação de combate ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

01/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ação realizada nesta quinta (1º) e alusiva ao ’Dezembro Vermelho’, mês de combate e prevenção à AIDS e outras ISTs/Aids

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou na manhã desta quinta-feira (1º), na Usina da Paz da Cabanagem, na capital do estado, uma ação que marca o início da programação especial em alusão ao “Dezembro Vermelho”, mês dedicado ao combate de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O lema da campanha é “IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção”.

Sendo hoje o Dia Mundial do Combate à AIDS, a equipe da Sespa realizou principalmente ações relacionadas à doença. Foram oferecidos testes rápidos para a população, promovidas rodas de conversa, fornecidas orientações a respeito da doença e outras ISTs, sobre prevenção, transmissão e tratamentos, além de distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Andréa Miranda, coordenadora estadual de IST

A coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa, Andréa Miranda, falou sobre a importância de ações relacionadas ao HIV e outros agravos:

“Trata-se de uma doença grave, mas que tem tratamento. A principal forma de combate é a informação. Se antigamente tínhamos a visão de que tratava-se de uma doença exclusiva de determinado grupo social, hoje vemos a contaminação acontecendo em diversos extratos sociais. Estamos aqui hoje para contribuir para que a população paraense saia com mais informações sobre prevenção e tratamento da Aids e outras ISTs”, declarou.

Esteve presente na programação uma equipe multiprofissional da Sespa, que contou com enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas para instruir a população que participou da ação. Moradora do próprio bairro da Cabanagem, a autônoma Alessandra Castro realizou os testes rápidos de detecção de HIV, hepatite e sífilis avaliou positivamente o atendimento realizado pela equipe: “Frequento muito a Usina do bairro e me interessei em realizar os testes. Fui muito bem atendida e aconselhada pelos profissionais”, afirmou.

Equipe da Coordenação Estadual de IST/Aids

Após a realização dos testes rápidos, profissionais especializados entregavam os laudos para as pessoas que haviam realizado, em caso de alguma intercorrência no resultado, assistentes sociais e psicólogos estavam a postos para dar o devido encaminhamento de novas testagens ou consultas médicas na rede estadual de saúde.

Programação – Além da realização da ação da Usina da Paz da Cabanagem, outras ocorrerão em outros pontos. A programação do “Dezembro Vermelho” incluirá ações no Mercado do Ver-o-Peso (03/12) e nas Usinas da Paz de Marituba (04/12), Cabanagem (10/12), Bengui (11/12), Icuí (17/12) e Jurunas (18/12), sempre no horário de 8 às 13 horas.

Texto e fotos: Edilson Teixeira/Sesp