Campanha natalina do Hospital Jean Bitar atende famílias de catadores em Belém

24/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Membros do Projeto de Reciclação com os integrantes da Associação de Catadores

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, encerrou na quinta-feira (23) a programação natalina realizada durante todo o mês de dezembro, envolvendo funcionários, usuários e acompanhantes. A iniciativa foi coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que contou com apoio de todos os profissionais da unidade hospitalar.

A programação natalina teve duas campanhas. A primeira foi denominada “Oficina de Natal”, que teve o objetivo de despertar a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, a criatividade e a solidariedade de funcionários, usuários e acompanhantes que participaram da “Oficina do Natal Solidário”, realizada no início deste mês. Os 38 participantes produziram cerca de 60 cestas decorativas. A atividade foi promovida por membros do “Projeto de Reciclação”, iniciativa do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do HJB.

As cestas de Natal confeccionadas na oficina foram doadas para filhos de integrantes da Cooperativa Associação dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB), que receberam as doações de materiais recicláveis do “Jean Bitar”. A coordenadora do GTH, Ana Cláudia Miranda Reis, as cestinhas foram entregues com bombons de chocolate e brinquedos arrecadados com os funcionários da unidade hospitalar em adesão à campanha de Natal “Faça um sorriso sorrir”.

O catador Roselino Ribeiro

O catador Roselino Ribeiro, 72 anos, foi um dos contemplados com as doações. “Muita gratidão pelos brinquedos e outros presentes. Minha família agradece a cada um de vocês”, disse o associado da ACCSB , que atua no ramo há 20 anos com material reciclável.

Sespa Encantos – A programação natalina do Hospital Jean Bitar foi encerrada com apresentação do Coral da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), denominado “Sespa Encantos”, que incluiu no repertório música e cantos para os presentes na Recepção do Hospital.

O Coral Sespa Encantos se integrou à programação natalina

Ana Cláudia Reis ressaltou o sucesso da campanha natalina, que beneficiou quase 100 famílias de catadores da Cooperativa. “Foi um momento muito especial para todos nós e, sobretudo, para eles que foram beneficiados com as doações, que vão fazer a diferença no Natal de cada um deles. Só tenho a agradecer a todos que colaboraram, direta e indiretamente, nesta ação que evidenciou a integração da equipe HJB. Feliz Natal para todos nós”, ressaltou, agradecendo a parceria com a Sespa, que cedeu seu Coral para levar alegria e encantamento aos funcionários, usuários e acompanhantes do HJB.

Para o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, a campanha natalina do HJB tem um imenso valor humanitário e de amor ao próximo. “Contribuir para um Natal mais feliz a quem necessita faz bem ao coração. É um momento muito especial, e a nossa recompensa é ver a felicidade nos rostos de cada dos beneficiados pela campanha”, destacou.

Serviço: O HJB integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 543, no bairro Umarizal.

Texto: Vera Rojas/Hemopa