CIIR promove treinamento permanente em Libras para equipe profissional

CIIR promove treinamento permanente em Libras para equipe profissional

25/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

O treinamento é para os colaboradores, tanto os ouvintes quanto os surdos

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promove em seu ambiente em saúde uma comunicação inclusiva, especialmente aos usuários surdos e seus acompanhantes. O diálogo torna-se humanizado após as aulas práticas e teóricas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) proporcionadas pela instituição aos seus colaboradores, desde 2018.

Em 2023, as aulas com o conteúdo de Libras já iniciaram e são ministradas por dois tradutores/intérpretes do CIIR, Géssica Pimentel e Fernando Lima, que fazem parte do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

“As aulas são para todos os colaboradores, tanto os ouvintes quanto os surdos. O CIIR atende as quatro especificidades em deficiência, que são visual, intelectual, física e auditiva. Portanto, temos que fazer valer o ‘I’ de inclusão que a instituição possui em seu nome. Ainda, trabalhamos bastante a questão de acolhimento, logo, não tem como oferecer um serviço em saúde sem acolher o usuário da forma correta”, pontua Géssica Pimentel, facilitadora na ação.

Ao longo do ano, com quatro meses cada, o ensino será dividido em três módulos: o primeiro trata-se da estrutura básica que é o alfabeto manual, quando o aluno aprende os números, saudações e cumprimentos. “O segundo módulo de aprendizagem traz os verbos, que neste momento, inicia as tratativas de diálogo com perguntas, como por exemplo, se o usuário tem agendamento de serviço”, explica.

Na última etapa do treinamento de Libras em serviço, a aprendizagem chega à conversação na prática, sendo ministrada pelo colaborador surdo, Luã Tavares, que aborda a estrutura gramatical da língua.

Objetivo é facilitar comunicação com usuários que procuram o Centro e assegurar a inclusão

“Imagina você chegar em algum lugar e tentar comunicação, mas não conseguir porque a grande maioria não entende e não sabe a sua língua. É ruim vivenciar isso porque a autoestima fica abalada, o lado psicológico é afetado. Por isso, disponibilizamos este apoio nos atendimentos, melhorando a comunicação com o usuário. Devemos ter em mente que a Libras é uma Língua, assim como, o português, inglês, francês”, detalhou a profissional, complementando que o treinamento é permanente, ou seja, de acordo com o planejamento do NEP, todos os anos será ofertado.

Para a técnica em Enfermagem Josiane Aguiar, o aprendizado é uma forma de empatia. “É muito importante aprender Libras para oferecer um atendimento completo. Eu sei as técnicas de Enfermagem para aplicar no acompanhamento do usuário, mas como posso administrar um atendimento se eu não compreendo o que a pessoa quer passar do seu quadro clínico? Para mim é ter empatia sabendo Libras, pois facilita o atendimento”.

O diálogo torna-se humanizado após as aulas práticas e teóricas em Libras

“Nunca imaginei um dia aprender Libras. Aprendi, e hoje, de forma efetiva, sei que a minha assistência é fundamental. Já consegui contornar várias situações em que um profissional não estava compreendendo os sinais de um usuário no atendimento. É gratificante”, relata em tom emocionado, o auxiliar administrativo Antônio Lima, que atua diretamente no atendimento aos reabilitandos no Serviço de Atenção ao Usuário (SAU).

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR

Fotos: Divulgação