Sespa acompanha funcionamento do setor de hemodinâmica no Regional de Marabá

25/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

O secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, visitou o HRPS juntamente com o secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto

Em funcionamento desde junho de 2022, o setor de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), localizado em Marabá, região Sudeste do estado, já contabiliza 677 exames realizados na unidade.
Uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), liderada pelo secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, juntamente com o secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, visitou o setor de hemodinâmica na última segunda-feira (23), que recebeu um investimento de cerca R$ 7 milhões por meio da Secretaria.
Do total de 677 procedimentos minimante invasivos, 601 são de cardiologia e 76 da área de neurorradiologia. Foram 433 procedimentos de cateterismo cardíaco, 168 de angioplastia coronariana. Já na área de neurorradiologia intervencionista foram 65 de arteriografia cerebral, nove de embolização de aneurisma cerebral e duas embolizações de fístula arteriovenosa (MAV).

O secretário adjunto de Políticas de Saúde ressalta que o objetivo da presença do setor hemodinâmico em Marabá é descentralizar os procedimentos feitos dentro das artérias e veias nas áreas cardiológica e neurológica.
“Pacientes com infartos ou aneurisma precisam de procedimentos que são complexos. Graças à gestão do governador Helder, estamos conseguindo oferecer esses atendimentos aqui no Hospital Regional de Marabá. Temos um excelente resultado para comemorar, afinal, são mais de 670 procedimentos realizados nos últimos seis meses, é um orgulho participar desta implementação. O governador segue trabalhando. Ainda este ano teremos outras entregas na saúde para realizar, como o setor de oncologia aqui do Regional e da Policlínica de Marabá”, destacou Sipriano Ferraz.

O setor de hemodinâmica recebeu um investimento de cerca R$ 7 milhões por meio da Sespa

Atendimentos – José Donizeti de Souza, 65 anos, mora em Marabá e foi submetido, na segunda-feira (23), ao exame de alta complexidade de angioplastia. Já em casa, o aposentado elogiou o novo serviço da unidade, que já salvou centenas de vidas na região.
“Esse é o segundo procedimento que realizo aqui no setor de hemodinâmica. Em dezembro do ano passado, já tinha realizado um cateterismo, que correu tudo bem graças a Deus. Este atendimento é muito moderno; realizei a angioplastia e no dia seguinte já estava em casa. Quero parabenizar ao governo do Estado por oferecer para a nossa população do interior este trabalho de excelência”, explicou.

Texto: Emilly Coelho/Secom e Ederson Oliveira/HRPS