Colaboradores, usuários e acompanhantes aderem ao “Janeiro Branco” no HRPM

16/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Programação debate o tema da saúde mental, o equilíbrio e a importância de buscar ajuda de profissionais qualificados

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, aderiu à campanha “Janeiro Branco” com a realização de uma programação de educação em saúde, que ocorrerá durante todo este mês, junto aos colaboradores, usuários e acompanhantes visando a promoção de palestras sobre a temática.

A ação, organizada pelo serviço de Psicologia da unidade hospitalar, começa nesta segunda-feira (16), será conduzida pelas psicólogas Joliane Cruz e Ruane Santos, irá propor a discussão sobre a saúde mental, o equilíbrio e a desmistificação dos tabus relacionados ao tema e a importância da busca de ajuda por profissionais qualificados para atender essas demandas.

“Estamos realizando orientações, ações com distribuição de panfletos com dicas de saúde mental, palestras para usuários externos, internados e colaboradores no Ambulatório, nas UTIs e Hemodiálise, com o objetivo de ampliar e facilitar o conhecimento sobre a importância da campanha e o sentido da proposta para nossa vida. Este ano o tema da campanha é “A vida pede equilíbrio” e, junto a essa simbologia, de início de ano, busca-se ampliar e estimular reflexões sobre possibilidades de acesso a serviços que contemplem e trabalhem a saúde mental’, concluiu a psicóloga Ruane Santos.

Houve distribuição de material educativo aos usuários

O usuário Adelilson Lopes Santana, de 41 anos, residente no município de Melgaço na ilha do Marajó, está fazendo hemodiálise em trânsito no Regional, e não esconde sua satisfação pela iniciativa do da gestão do HRPM. “É a segunda vez que venho fazer diálise aqui no Regional e pretendo fazer transferência para cá, devido morar aqui próximo, em Melgaço. A minha satisfação é imensa porque toda vez que venho sou recebido com novidades, coisas boas para a nosso bem-estar, agradeço todos os técnicos, enfermeiros e, de modo especial, a psicóloga, que faz o atendimento super bem, questiona para saber como estamos”, declarou.

As ações irão se prolongar durante todo o mês de janeiro. Nesta terça (17), será realizado mais um evento com a temática, no período da tarde e noite com palestras e louvores com um ministério de música gospel, voltado para usuários e colaboradores da unidade. A ação está sendo desenvolvida pela Psicologia com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Gerência Assistencial.

O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço:
O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127

Texto: Maicon Brilhante/HRPM