Dia da Mulher é comemorado pelas servidoras da Sespa

08/03/2024 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi celebrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com uma programação diversificada com foco nas mais de 1.000 servidoras que atuam no Nível Central, em Belém.

Com o tema “Proseando com as Manas – Desafios e Conquistas da Trabalhadora do SUS na Amazônia,” a ocasião serviu para rememorar conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, incluindo o papel das servidoras da Sespa nos avanços na saúde pública do Pará.

A secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz, abriu o evento ressaltando o papel do feminino na sociedade atual. “Na Sespa somos maioria e ajudamos a salvar vidas. Quero agradecer a todo o empenho das servidoras e colaboradoras que fazem a nossa Secretaria”, ponderou, ao saldar a mesa de abertura composta ainda por sete mulheres que ocupam cargo estratégicos de direção na Secretaria, além dos dois secretários adjuntos.

Durante o evento, o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira, destacou a importância da participação feminina na sociedade. “Sou testemunha de como a mulher faz a diferença em nossas vidas e na nossa rotina de trabalho na Sespa. Isso me ajuda a ser melhor a cada dia ou ainda pela convivência com minhas parceiras de trabalho que também ajudam na minha trajetória profissional”, disse.

O secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, disse que é importante ressaltar ainda que as mulheres sempre desempenharam funções estratégicas no Governo do Pará e, na Sespa, correspondem a 80% dos cargos de chefia. “São mulheres que contribuem com seus conhecimentos para alavancar as políticas públicas do Estado”, afirmou.

Na ocasião, a coordenadora estadual de Pessoa com Deficiência, Iracy Tupinambá, fez um discurso emocionado em que relembrou sua trajetória, ainda na infância em Breves, nos estudos na adolescência e os desafios enfrentados sendo portadora de deficiência até ser servidora da Sespa com mais de 20 anos de serviço. “Adoro essa Secretaria e é um prazer estar nessa missão que é ajudar as mulheres e todas as pessoas”, disse.

A diretora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Dgtes), Kelly de Cassia Silveira, agradeceu a presença das servidoras no evento. “Que as nossas opiniões sejam reveladas, que vivamos de forma respeitosa e no lugar onde quisermos estar e com liberdade”, afirmou.

Em um ambiente descontraído, a programação organizada pela Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGTES), por meio da Gerência de Atenção ao Trabalhador (GAT), prosseguiu com uma dinâmica de aquecimento com o professor de Educação Física, Walder Rezende, e uma mesa redonda para debater a temática do evento, composta pela secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; a assistente social e professora doutura Cristina Oshai; a psicóloga da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Eveny Teixeira e a secretária da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA, Keveny Tembé.

A secretária da Cultura, Ursula Vidal, relembrou sua trajetória enquanto jornalista e gestora no governo do Estado e como contribuiu para oportunizar melhores condições para suas pares. “É muito bom vir aqui e falar com as mulheres que estão em prol da saúde. Isso que me move, de poder fazer a diferença e trocar experiências”, disse.

A programação ainda incluiu um show com a cantora Lucinha Bastos e, pela tarde, ações de autocuidado na sala da Gerência de Atenção ao Trabalhador (GAT).

Veja mais fotos aqui: https://drive.google.com/drive/folders/13RoUI7mpDu77W0PR79ybDNvuYXIqK6Mu?usp=sharing