Governo do Estado entrega cadeiras de rodas para indígenas em Altamira

Governo do Estado entrega cadeiras de rodas para indígenas em Altamira

14/10/2021 Off Por Roberta Vilanova

As cadeiras de rodas são destinadas a Indígenas com deficiência das etnias Xikrin do Bacajá, Juruna e Arara

Cinco cadeiras de rodas adultas e duas infantis foram entregues pelo Governo do Estado ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Altamira, município da região Oeste do Pará, na tarde da última quarta-feira (13). Indígenas com deficiência das etnias Xikrin do Bacajá, Juruna e Arara serão contemplados.

A coordenadora do DSEI Altamira, Francirene Malta, explica que uma equipe multidisciplinar do Distrito fez um levantamento diretamente nas aldeias indígenas da região para identificar a necessidade das cadeiras de rodas. “Essa parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) é fundamental, porque esse olhar diferenciado para os indígenas só traz melhorias para a saúde e mais qualidade de vida à população”, afirma.

Putira Sacuena, que é a coordenadora da Expedição Saúde por todo o Pará em territórios indígenas, conta que é feito o acompanhamento, através da Central de Regulação da Sespa, dos indígenas com deficiência, sobretudo, de crianças e de pessoas idosas. “O Governo do Estado está atendendo essa demanda para levar saúde de qualidade aos territórios indígenas, para garantir mais acessibilidade”, diz.

Expedição – Mais de 20 aldeias da região receberão serviços de saúde, a partir desta quinta-feira (14) até o dia 23 de outubro, com a Expedição Saúde por todo o Pará em territórios indígenas, que, além da equipe da Sespa, contará com a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

Entre os serviços ofertados estão: atendimento com clínico geral, ginecologista, avaliação e aconselhamento nutricional, testes da orelhinha e da linguinha, avaliação de desenvolvimento infantil, saúde bucal, vacinas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, orientações de saúde da mulher, criança e homem, além dos serviços da regulação.

“A nossa expectativa é atender todos os indígenas dos povos Xikrin do Bacajá, Juruna e Arara, que, de fato, estejam precisando. O Governo do Estado é parceiro dos quatro DSEIs paraenses (Kaiapó, Altamira, Rio Tapajós e Gua-Toc) e consegue dialogar a saúde indígena, contando com profissionais qualificados para esse atendimento”, ressalta Putira Sacuena.

Texto: Giovanna Abreu/Secom

Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará