HGT adere ao “Abril Verde” com orientações aos seus profissionais

HGT adere ao “Abril Verde” com orientações aos seus profissionais

29/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ação de educação em saúde alertou colaboradores para a redução do número de acidentes em ambiente de trabalho

Referência na assistência de baixa e média complexidade para usuários do sudeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) aderiu ao “Abril Verde”, que chama a atenção para a importância da adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

A unidade hospitalar, que conta com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) tendo como parceira a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), realizou na última quinta-feira (28) uma ação de educação em saúde para alertar aos colaboradores sobre a importância da temática, visando reduzir esses agravos à saúde dos profissionais.

Stéffanie Moret, presidente da Cipa

“Propusemos conhecimento aos colaboradores do HGT com relação aos acidentes que, eventualmente, ocorrem no local de trabalho, às vezes por negligência do profissional. Dessa forma, estamos aqui para conscientizá-los da importância em utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI). Quando o colaborador deixa de usar o EPI, ele corre riscos, e ainda pode expor o usuário e seu acompanhante”, explicou Stéffanie Moret, presidente da Cipa.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho, Andria Oliveira, no Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. “Portanto, a Cipa e o SESMT trabalham juntos na prevenção e apoio à saúde do profissional dentro do HGT”.

Dados – Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, de 2012 até 2020, quase 22 mil trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, tendo como consequência, uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos empregatícios no mercado de trabalho formal.

Os dados também mostram que os acidentes de trabalho impactam diretamente nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No mesmo período, foram pagos R$ 316,3 milhões em auxílio-doença ao trabalhador brasileiro.

Em contrapartida, no HGT, segundo o Departamento Pessoal (DP), no período de 2021 até abril deste ano, 20 colaboradores tiveram acompanhamentos no local de trabalho por algum motivo.

“Temos a satisfação de apresentar estes números na unidade hospitalar. Esses 20 colaboradores não foram afastados. Todos os que aconteceram são superficiais e acompanhados pelo SESMT com consulta médica e exames em Laboratórios para a recuperação”, detalhou, Mário Reinke, analista de Departamento Pessoal do HGT.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizada na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Fotos: Divulgação