HGT adere ao Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama

HGT adere ao Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama

27/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

HGT reforça o alerta para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama

Nesta segunda-feira (27), comemora-se o Dia Internacional do Combate ao Câncer e o Dia Nacional da Luta contra o Câncer de Mama. Um dia voltado para a conscientização sobre a necessidade de exames periódicos anuais em homens e mulheres. Para que o tratamento tenha eficácia, é necessário que ambos fiquem atentos aos primeiros sinais, principalmente quando sentirem que há algum tipo de alteração na mama. O Hospital Geral de Tailândia (HGT) reforça o alerta para a importância da prevenção e detecção precoce dessas doenças, destacando a necessidade de cuidados regulares e atenção aos sinais que o corpo pode apresentar.

Aos 61 anos, a funcionária pública Marinalva Ferreira destaca a prevenção como a chave fundamental para uma vida saudável, ressaltando o papel central desempenhado pela mamografia nesse processo. Marinalva relata como iniciou o hábito de realizar a mamografia anualmente e destaca a importância desse cuidado preventivo em sua rotina, enfatizando o impacto positivo que essa prática teve em sua vida.

“A conscientização para mim veio após eu perder uma amiga para a doença, em 2015; a partir daí, pude entender a seriedade e a importância da prevenção do câncer de mama. A partir dessa época, faço o exame anualmente. Antes, fazia na cidade em que morava e, há uns quatro anos, faço no HGT, que tem sido muito importante nessa jornada, assim como para outras mulheres. Ao fazer o exame regularmente, sei que estou tomando medidas certas, que me permitem enfrentar qualquer situação com mais tranquilidade”, finalizou.

Dados nacionais – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 704 mil casos novos de câncer, em cada ano, entre 2023 e 2025, um aumento de quase 13% em relação às estimativas do triênio anterior (2020-2022), que apontavam 625 mil casos novos a cada ano.

Sintomas – Marcello Ferreira, médico e diretor técnico do HGT, explica que os sintomas desse tipo de câncer podem variar, entretanto, por vezes eles costumam aparecer quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado. “Essa doença é considerada assintomática em diversos cursos. Por isso é muito importante que a mulher faça seus exames de prevenção periodicamente”.

De acordo com ele, é durante esses exames que os médicos conseguem fazer a detecção precocemente, aumentando as chances de cura e de sobrevida da paciente. ” Um dos sintomas mais comuns do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa palpáveis. A secreção sanguinolenta no mamilo, ínguas debaixo do braço e a retração da pele, também são sintomas comuns aos quais a mulher deve se atentar”.

O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
  • Irritação de uma parte da mama;
  • Dor na mama ou mamilo; inversão do mamilo;
  • Eritema (vermelhidão) na pele;
  • Edema (inchaço) da pele.

Para o médico, o diagnóstico precoce permite identificar um câncer no estado mais inicial, sendo possível terapias com intuito curativo. “A saúde não pode esperar. Por isso, todos precisam fazer sua parte no combate ao câncer, visitando uma unidade de saúde regularmente e adotando um estilo de vida saudável. Caso a mulher apresente qualquer um destes sintomas, ou mesmo que esteja na dúvida, o médico afirma que é imprescindível que ela procure a ajuda de um profissional o quanto antes”, finalizou o gestor.

No contexto de prevenção, somente no mês de outubro, o HGT realizou mais de 401 exames de mamografias para mulheres da região de integração do Tocantins. Os exames foram descentralizados em campanhas e outras atividades de conscientização.

Patrícia Manfredi, presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), explica que a campanha de outubro não se limitou apenas à realização de mamografias, mas também incluiu outras atividades de educação em saúde. O GTH, responsável por conduzir ações voltadas para a humanização e educação em saúde, desempenhou um papel fundamental na diversificação das iniciativas durante o mês de conscientização.

“Promovemos uma série de atividades educativas e de conscientização, visando informar e envolver a comunidade na importância da prevenção. Palestras, workshops e materiais informativos foram disponibilizados para pacientes e seus familiares, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre o câncer de mama e incentivando a busca por exames periódicos”, finalizou a profissional.

Até dezembro, o HGT recebe abertamente o agendamento para mamografia. Nos demais meses, os exames são marcados por meio da Central de Regulação.

HGT – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Andrey Silva/HGT

Foto: Divulgação