Assistência humanizada melhora saúde de crianças assistidas pelo Regional do Marajó

27/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Equipe de Nutrição e Dietética atendeu ao pedido especial de um pequeno usuário

No mês em que é comemorado o “Dia Mundial da Gentileza”, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, através do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), atendeu um pedido simples, porém, de muita importância e saboroso, feito por um pequeno usuário da ala pediátrica com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A criança estava internada na unidade e apresentava dificuldade de se alimentar. Então, e equipe de nutricionistas decidiu atender o pedido do garoto de apenas 8 anos: um bolo.

Após a ação, o menino apresentou uma melhor aceitação aos outros alimentos oferecidos na unidade, melhorando na recuperação do seu estado de saúde. A nutricionista do HRPM, Renata Feio, explicou como o simples fato de atender o pedido do garotinho mudou e contribuiu para sua melhora clínica e até para o seu humor. A mudança na sua dieta foi feita pelas nutricionistas do hospital e contou com alimentos de conforto, porém não menos nutritivos, para que ele pudesse ter uma melhor aceitabilidade.

“Atendemos o pedido dele, oferecemos um bolo especial como ele queria. A ação foi fundamental pois, agora ele está tendo uma melhora significativa, através da relação entre a mente e o alimento, deixando sua estadia mais confortável”, explicou a profissional. O pedido do menino foi atendido pelas nutricionistas: Jessica Galucio, Yasmin Félix e Renata Feio e faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH), pontuando o princípio de transversalidade, que tem como objetivo transformar relações de trabalho, a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido.

O pai do menino, Benedito Rodrigues, de 43 anos, expressou o sentimento de gratidão a respeito do tratamento que o filho tem recebido no HRPM. “Presenciamos um atendimento ótimo no HRPM, a equipe multiprofissional trata meu filho com muito carinho, ele comenta comigo. Quando surgiu a ideia de fazer um bolo ele ficou muito feliz e o estimulou a se alimentar. Só tenho a agradecer a dedicação de toda a equipe com meu filho”, finalizou.

Perfil – O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública.

Oferece assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Pedro Amorim/HRPM