Hospital Abelardo Santos dedica duas semanas do mês de agosto ao estímulo à amamentação

31/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Palestras e rodas de conversas foram algumas das atividades promovidas pelo Abelardo Santos para estimular a amamentação exclusiva

Após duas semanas de palestras, rodas de conversa e o fortalecimento intenso de uma rede de apoio às famílias, nesta terça-feira (31), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos – HRAS, em Icoaraci, distrito de Belém, encerrou as programações alusivas à Campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O encerramento do evento marca uma nova conquista do hospital: a criação do espaço ‘Cantinho da Amamentação’, que possibilitará a mãe e filhos um local exclusivo para eternizar o momento da amamentação. O fechamento das atividades também registra uma programação histórica na maternidade do Abelardo Santos relacionada ao tema.

“O leite materno é considerado o alimento ouro ao bebê. Entendendo a necessidade de ampliar esse conhecimento às mães e às famílias, pela primeira vez, desde a sua inauguração, a atual gestão do HRAS mantém uma campanha tão intensa sobre o assunto. Durante esse período, envolvemos pais, familiares, fonoaudiólogos, nutricionistas, obstetras, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, uma série de profissionais capacitados para dar apoio e estímulo ao aleitamento materno e, assim, ampliar a discussão sobre o tema”, explicou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos.

Caminhando ao segundo ano de inauguração, completados em 19 de setembro, o Regional Abelardo Santos já é uma referência em obstetrícia na rede estadual de saúde. “No primeiro semestre de 2021, a unidade registrou a marca de 1.153 partos normais e 926 cesáreas, totalizando 2.079. Em todo o ano passado, a unidade registrou 2.849. Os números apontam que o serviço vem sendo ampliado exponencialmente e com a programação do Agosto Dourado, é nítido que há um investimento, também, no atendimento humanizado, assim, resultando na qualidade do serviço prestado aos paraenses”, observou Romulo Rodovalho, titular da Secretaria de Saúde Pública Estadual (Sespa).

ACOLHIMENTO – Dorizete Gama, 30 anos, veio transferida no último dia 11 com o seu bebê, do município de Breves, no Marajó, devido a um problema de coluna do seu filho. Ela diz que amamentar tem um significado muito importante. “Estava ansiosa para amamentar meu filho, depois de tantos dias, hoje foi a primeira vez que consegui amamentá-lo”, comemorou. “A palestra foi fundamental: aprendi a posição correta para segurá-lo no colo, e assim, foi. Satisfeita com tudo disso”, ressaltou.

A autônoma Tarciane Silva, 26 anos, mãe de quatro filhos e moradora do bairro do Tenoné, em Belém, diz que a amamentação correta exige experiência e técnica. “Para mim, amamentar é fundamental. De todos os meus filhos, consegui, apenas, amamentar dois. É algo natural, mas em alguns casos, requer ajuda de um profissional. Os bebês não são todos iguais.  O meu quarto filho, ganhei no domingo passado. É notório que os que conseguem amamentar são mais fortes e demoram a ficar doentes”, comparou.

PROGRAMAÇÃO – Além da inclusão das mães, a programação também foi direcionada aos profissionais de saúde. A diretora assistencial do Abelardo Santos, Marcia Rodrigues, explica que a discussão da equipe sobre o tema qualifica ainda mais o atendimento na unidade. “Tivemos uma grade de palestras e workshops direcionada aos profissionais. Eles são fundamentais no fortalecimento do processo de aleitamento materno, orientando, esclarecendo dúvidas e, ainda, auxiliando nas possíveis intercorrências ocasionadas durante a amamentação”, destacou a enfermeira.

A programação foi uma ação realizada pela equipe dos setores neonatal, obstétrico e pediátrico, em parceria com a Humanização. “Hoje as mulheres que ganham bebê na unidade podem contar com uma rede de apoio das nossas profissionais, no sentido de acolher e orientar quanto às intercorrências neste processo. Considerado o alimento mais completo para a saúde dos bebês, o leite materno, além de manter a nutrição adequada da criança, minimiza riscos à obesidade infantil; diante disso, uma ação conjunta, promoveu a programação”, informou Anny Segóvia, supervisora de Humanização do Abelardo Santos.

Texto: Roberta Paraense /HRAS