Paciente comemora aniversário de 15 anos no Centro de Hemodiálise do Hospital do Marajó

31/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais de Saúde decoraram o ambiente, levaram bolo e cantaram parabéns à adolescente Dalcian Moreira, nesta terça-feira (31)

A manhã desta terça-feira (31), foi bem especial para a adolescente, Dalciana Silva Moreira. Ela celebrou seu aniversário de 15 anos, dentro do Centro de Hemodiálise do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves. “É uma alegria imensa festejar mais um dia de vida da minha filha. Ela está bem graças a Deus, apesar das dificuldades que já passou, me sinto feliz por ela estar recebendo essa homenagem do hospital”, afirmou a mãe de Dalciana, Divanilda dos Santos Silva, 57 anos.

A mãe contou que, há dez meses, a filha realiza sessões de diálise. Em junho deste ano, a garota foi transferida para dar prosseguimento ao tratamento com a equipe multiprofissional do Hospital do Marajó. “Hoje, ela está fazendo 15 anos e, para nós, é um privilégio grande. Só tenho a agradecer’’, acrescentou Divanilda, observando que Dalciana é sua filha caçula.

De acordo com a coordenadora do Centro de Hemodiálise do Regional do Marajó, a enfermeira nefrologista Lucélia Cristina Ramos Lima, a homenagem à Dalciana foi uma forma de demonstrar a alegria e também de proporcionar qualidade no tratamento da paciente, como ocorre também com outros usuários aniversariantes. “Eles passam bastante tempo realizando o tratamento e, muitas das vezes, acabam ficando ansiosos. A gente fica satisfeito por prestar essa pequena homenagem à Dalciana que hoje está completando mais um ano de vida, que vivenciamos essa alegria com toda a equipe’’, comentou a coordenadora.

O balconista, Josias Santana, de 63 anos, também foi homenageado

Quem também foi homenageado esta semana foi Josias Corrêa Santana, 63 anos, que celebrou seu aniversário nesta segunda-feira (30). O balconista não escondeu gratidão dele à equipe. “Me sinto feliz, alegria imensa, estou satisfeito’’, destacou ele que reside na cidade no município de Portel, cerca de 1h30 via embarcação até Breves, também no Marajó.

Josias Santana recordou que antes tinha que ir para Belém para realizar o procedimento. Mas, hoje com o serviço implantando em Breves, a logística melhorou. “É um bom atendimento, estou perto do meu lar, só tenho a agradecer a Deus e à essa equipe aqui do Regional. Muito obrigado pelo bolo e carinho’’.

A coordenadora Lucélia Lima ressalta que outras homenagens em datas comemorativas serão realizadas. “Vamos oferecer essa alegria a todos os pacientes aniversariantes, enquanto fazem atendimento no HRPM. Também vamos realizar palestras, com o intuito de oferecer maior conforto e qualidade no tratamento de nossos usuários’’, disse ela.

Ambos aniversariantes ganharam os parabéns da equipe multiprofissional além de bolos e decoração de balões nas máquinas de diálise. Os bolinhos foram feitos pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM. Segundo a coordenadora do setor, a nutricionista Renata Feio, a alimentação do paciente dialítico é delicada e requer cuidados especiais tanto no pré-preparo quanto no preparo da dieta.

“Para comemorar os aniversariantes de diálise produzimos bolinhos funcionais para que esses usuários pudessem se sentir acolhido, mantendo toda a qualidade alimentar no tratamento oferecido aos nossos pacientes” acentuou

Dados de atendimento – De abril a julho deste ano, foram realizados sessão de hemodiálise Ambulatorial para 19 pacientes e para 11 usuários em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) integra a rede de saúde do governo do Estado, e tem administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ele presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

SERVIÇO: Hospital Regional Público do Marajó dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A Unidade funciona na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante /HRPM