Hospital Abelardo Santos é campo de estágio para 94 alunos do curso técnico de enfermagem

10/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Unidade dispõe de infraestrutura moderna para acolher e capacitar os estudantes

Cheio de expectativas para o futuro na área da saúde, Ricardo Calazans, de 31 anos, encontrou no curso de técnico de enfermagem o passaporte para alçar voos mais altos em sua vida profissional. Animado para iniciar o estágio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, o estudante do município de Mocajuba, cidade ribeirinha no nordeste paraense, não poupou elogios aos profissionais e à unidade.

“Eu achei o hospital incrível e os profissionais bastante qualificados. Fico até honrado em falar que estou estagiando aqui. É muito diferente da minha realidade, não temos hospital de grande porte, fiquei encantado e com muita vontade de ingressar profissionalmente nessa unidade”, confessou.

Ruana Oliveira, de 30 anos, é moradora do distrito de Icoaraci e também compartilha do mesmo sentimento. “A expectativa é muito grande. Estou um pouco ansiosa. Vou atuar no setor de obstetrícia e espero aprender bastante com essa prática. Aqui é um hospital de referência e essa formação vai me ajudar a ter um futuro melhor e ajudar as pessoas”, comentou.

No total, 94 alunos vinculados a Universidade Estadual do Pará (UEPA), ingressaram no HRAS, nesta semana, por meio do programa do Governo do Estado “Forma Pará”. A iniciativa tem por finalidade fomentar a expansão da oferta de cursos superiores e técnicos no estado do Pará, como importante instrumento de superação das desigualdades interregionais, por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos, em todos os níveis, nas três modalidades: presencial, semipresencial e à distância.

A enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, Brenda Tanielle, destaca que o hospital tem como objetivo contribuir para a formação técnica dos alunos. “Essa fase de aprendizado é de extrema importância e trazê-los para o campo de prática do Abelardo Santos que é o maior hospital regional do estado é oportunizar experiências valiosas do dia-a-dia da rotina do ambiente hospitalar e que vão prepará-los para o futuro”, enfatizou.

Infraestrutura – O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos conta com três salas de aula, um espaço de estar para os estudantes e ambientes específicos em cada andar para orientação e aprendizado dos estudantes. A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, reforçou que a unidade mantém uma infraestrutura diferenciada para acolher esses estudantes. “Nossa unidade possui equipamentos modernos, e ainda contamos com profissionais extremamente qualificados. Essa infraestrutura diferenciada e a atenção da nossa equipe contribui com a formação dos estudantes que circulam no HRAS”, disse a gestora.

Serviço – O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS