Hospital do Marajó encerra homenagens do Dia Internacional da Mulher com passeio ciclístico

09/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

A programação envolveu usuárias, acompanhantes, colaboradores e a população brevense

Em alusão ao ‘’Dia Internacional da Mulher’’, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, realizou um dia dedicado às mulheres, com uma vasta programação para celebrar a data festiva junto as suas usuárias, acompanhantes, colaboradores e a população brevense. A programação foi promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

As primeiras homenageadas foram as usuárias e suas acompanhantes, que aguardavam atendimentos no Espaço da Gestante. A ação também contou com destaque para a importância do Março Lilás, em prevenção ao câncer de colo de útero, que este ano, tem com o tema “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”. A campanha alerta sobre prevenção à doença, que é 100% evitável; e sobre ações de prevenção às doenças renais crônicas lembradas pelo Dia do Rim, nesta quinta-feira, 9.

Homenagem à mulher– A ação educativa contou com a realização de palestras com temáticas de interesse do universo feminino, entre eles, os direitos das mulheres, os cuidados com a saúde mental, o papel da mulher na sociedade, em casa e no ambiente de trabalho.

Durante a programação comemorativa, foi destacada a importância em aderir a campanha ‘’Março Lilás’’, mês de conscientização para prevenção do câncer do colo útero, bem como os fatores de riscos, a importância da prevenção e a necessidade do diagnóstico precoce.

Doenças renais crônicas – A iniciativa também enfatizou o ‘’Dia Mundial do Rim’’, lembrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, a fim de conscientizar as participantes para a importância da saúde desse órgão para reduzir a ocorrência de problemas ligados às doenças renais, e estimular a adoção de um estilo de vida saudável. Neste ano, a data será lembrada nesta quinta-feira (09).

A dona de casa, Marinalva Pinheiro dos Santos, de 36 anos, residente e domiciliada na cidade de Melgaço-PA, cerca de 2h via embarcação até Breves, veio para consulta com a médica obstetra e, no aguardo do atendimento, participou da programação. Grávida de oito meses e mãe de três filhas, não escondeu a sua gratidão pela iniciativa. “Eu achei muito bom a gente chegar aqui e ser recebido com essa recepção. É maravilhoso. As orientações recebidas pela equipe, vou repassar às minhas filhas para orientá-las melhor. Parabéns pela iniciativa”, ressaltou a usuária

Dinâmicas- A ação contou também com dinâmica, onde as participantes estouravam um balão, e dentro dele havia um papel com perguntas que eram complementadas por elas, que também foram respondidas pelos profissionais, seguidas sempre de orientações. Ao final, foi servido um café especial para elas.

Passeio ciclístico – Pela tarde, centenas de pessoas se concentraram em frente ao hospital, e saíram em bicicletas, motos e de pés e percorram a principal avenida da cidade em direção a praça frei Dolsé. A ação contou com a participação do clube da bike, uma equipe que realiza pedaladas no município.

Na chegada, a programação continuou ações educativas e dinâmicas, para o bem-estar das mulheres, entre elas: a importância do autoexame de mama, exame do colo de útero, doenças sexualmente transmissíveis DST’S, saúde dos rins – ingestão de água e alimentação saudável, segurança da mulher e apoio psicológico, atividades de fisioterapia, e circuito de Cross fite.

Deuzilene Mascarenhas Pereira, 42, que faz parte do Clube da Bike há mais de seis anos, parabenizou a unidade hospitalar pela iniciativa. ‘’Uma programação boa, incentivando as pessoas a cuidarem mais da saúde. Vai ser ótima a realização de mais ações como essas no nosso município, beneficiando o povo, e a gente fica grato com uma atitude dessas. Cuidar da saúde é tudo’’, agradeceu.

A ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher envolveu todos os colaboradores do hospital. A técnica de Enfermagem, Saléia Costa Moura, não escondeu a gratidão ao participar da ação educativa. ‘’Com essa iniciativa do HRPM, a gente obteve mais conhecimentos em relação a tudo que está acontecendo. Pra a gente e pra sociedade, isso é muito importante’’, concluiu.

Para a coordenadora do GTH, Daniele Barbosa, a realização do evento foi gratificante. ‘’Nossas ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, tiveram o intuito de proporcionar informações voltadas para sua saúde física, mental, além de promover um conhecimento de autovalorização”.

A programação encerrou com entregas de lembranças para as mulheres, por meio de doações de instituições parceiras.

Atualmente, o quadro de colaboradores do HPRM conta com 235 mulheres, que representa um significativo percentual de 61% da força de trabalho na unidade hospitalar.

O HRPM é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM