Hospital Metropolitano realizará ações educativas sobre acidentes de trânsito

Hospital Metropolitano realizará ações educativas sobre acidentes de trânsito

02/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Unidade, que é referência em traumas no Pará, integra campanha nacional de prevenção e conscientização

Em alusão à Campanha Maio Amarelo, mobilização nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), realizará, ao longo do mês, diversas ações voltadas para a prevenção deste tipo de acidente.

Referência no Norte do Brasil para o tratamento de traumas de diversas complexidades, o Hospital Metropolitano, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, atua fortemente junto à sociedade paraense na conscientização e educação para um trânsito mais seguro.

Levantamento realizado pela unidade mostra que, de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022, o Metropolitano realizou 2.695 internações de vítimas de acidentes de trânsito. Somente nos três primeiros meses deste ano, do total de 1.794 internações realizadas na unidade, 603 foram de vítimas de acidentes de trânsito.

“É preciso levar em consideração que um único acidente pode acarretar múltiplos atendimentos e internações, que demandam procedimentos complexos e invasivos. Exatamente por isso, o cuidado, a atenção e a conscientização, são os melhores aliados no dia a dia do trânsito”, enfatiza o diretor Hospitalar do HMUE, Thiago Zaché.

Um único acidente pode acarretar múltiplos atendimentos e internações, que demandam procedimentos complexos e invasivos

Cronograma educativo – Palestras, blitz educativas para colaboradores, pacientes e acompanhantes, além de ação na BR-316, estão entre as atividades agendadas pelo Hospital Metropolitano para todo o Maio Amarelo.

O calendário tem início nesta terça-feira (3/5), às 10h, com a palestra “Quero andar de moto até morrer, mas não quero morrer andando de moto”, ministrada pelo ortopedista Guataçara Gabriel, na entrada principal da unidade.

Na ocasião, o médico fará simulações e destacará fatores que podem ocasionar acidentes graves, como, por exemplo, a imprudência, utilização de telefone celular, uso de álcool e drogas ilícitas, desrespeito às leis de trânsito e excesso de velocidade. O profissional também abordará o perfil dos atendimentos relacionados à acidentes de moto e os impactos financeiros deste tipo de ocorrência para a saúde pública.

“O número de acidentes com moto no território nacional é preocupante. Resolvemos criar a programação dentro da unidade para divulgar essas informações como forma de capacitação, mostrando a importância do uso dos equipamentos de proteção para evitar lesões severas, diminuir o número de mortalidade e o índice de pessoas que ficam afastadas do trabalho, entre outras situações”, explica Guataçara.

Nos dias 9 e 10 de maio, ocorrerão blitz de conscientização e atividades lúdicas nas enfermarias e recepções, para pacientes e colaboradores. Os profissionais aplicarão Quiz de perguntas e respostas sobre a temática. Já no dia 13, a atividade será estendida para a Escola Osvaldo de Caldas Brito, em Belém, que trabalhará o tema junto com pais, alunos e a comunidade em geral.

Finalizando as ações alusivas à campanha Maio Amarelo, no dia 27/5, está programada a atividade “Pense Bem”, na BR-316, que levará informativos sobre prevenção de acidentes. O objetivo é sensibilizar motoristas e passageiros sobre o trânsito seguro.

“Salvar vidas é a principal missão de todos os que atuam dentro do Hospital Metropolitano. Neste sentido, dar instruções para que esses acidentes não aconteçam fortalece justamente o que mais queremos, evitar essas ocorrências que, na maioria dos casos, acomete a pessoa de forma grave”, completa o diretor Hospitalar.

Texto: Alberto Dergan/HMUE

Foto: Divulgação