HRT promove projeto para disseminar a cultura de higiene das mãos e garantir a segurança do paciente

HRT promove projeto para disseminar a cultura de higiene das mãos e garantir a segurança do paciente

18/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Ação visa à preservação da saúde dos pacientes internados ou em tratamento na instituição

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que uma das metas de segurança do paciente é a higiene das mãos para a prevenção das infecções hospitalares. Com o objetivo de disseminar essas práticas, o Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado em Itaituba, na região de integração do Tapajós, promoveu na última sexta-feira (17) a ação “Mãos Limpas, Paciente Seguro!”.

Com a proposta de estimular a interação dos setores e o empenho de cada um deles, a programação contou com uma gincana que deu direito a troféu e a entrega de certificado de honra ao mérito ao setor vencedor. A UTI Adulto 01,foi a que mais desenvolveu a cultura das mãos higienizadas corretamente.

Projeto – A enfermeira Ana Karen explica que o projeto visa sensibilizar e motivar os profissionais quanto à importância da prática de higiene das mãos, oferecer conhecimento técnico para embasar os colaboradores sobre essas práticas como forma de assegurar a prevenção de complicações relacionadas à assistência, dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento da cultura de segurança do paciente no hospital.

“O projeto foi desenvolvido para que os nossos profissionais de saúde entendam cada vez mais a importância da higienização correta das mãos na prevenção de infecções relacionada a assistência de saúde”, afirma.

Karen ressalta que para alcançar esses objetivos, uma auditoria de higiene das mãos está sendo feita periodicamente nos setores assistenciais, e que um formulário, desenvolvido com critérios de avaliação de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é aplicado.

“Através do formulário, é tabulado o quantitativo de colaboradores que ingressaram nessa temática e o setor que obtém a maior taxa de adesão ao método de recepção das mãos recebe a premiação com o troféu itinerante e certificado de honra ao mérito”, reforçou.

Houve uma gincana que deu direito a troféu e certificado de honra ao mérito ao setor vencedor

Solenidade – Durante a solenidade de entrega do troféu, o enfermeiro supervisor do setor vencedor, Irineu Neres, elogiou o projeto do SCIH e ressaltou a importância da higiene das mãos na prevenção de complicações relacionadas à assistência de saúde.

“Na UTI Adulto 01, estamos comprometidos em manter as mãos higienizadas corretamente como parte integrante da nossa rotina diária. Sabemos que esse procedimento é essencial para garantir a segurança dos nossos pacientes e reforçamos nosso compromisso em continuar promovendo a cultura de segurança do paciente no hospital”, assegurou.

Serviço: O HRT é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI Adulto, 10 UTI Pediátrica, 10 UTI Neonatal, 08 Ginecológicos e obstétricos e 05 leitos UCI Canguru. Além disso, disponibiliza outros 16 leitos de pronto atendimento, sendo 06 Adultos, 06 Pediátricos e 04 de estabilização (Sala-Vermelha), totalizando 169 leitos operacionais.

Texto: Ascom/HRT

Fotos: Divulgação