II Encontro Estadual de Saúde do Idoso é realizado em Belém

27/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo qualificar os profissionais da Atenção Primária de Saúde com à pessoa idosa

Está sendo realizado nesta segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de novembro, no auditório da Unifamaz, em Belém, o II Encontro Estadual de Saúde do Idoso. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

Depois do primeiro encontro realizado em outubro de 2022, esta nova edição tem como objetivo qualificar os profissionais presentes no evento na Atenção Primária de Saúde com à pessoa idosa. O evento está sendo acompanhado por referências técnicas dos Centros Regionais de Saúde do Estado, gestores municipais, enfermeiros, médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde de todos os municípios do Pará.

Solenidade de abertura com a presença do secretário de Gestão Administrativa da Sespa, Edney

Segundo Amujacy Vilhena, coordenador estadual da Saúde do Idoso da Sespa, a programação foi pensada no aprimoramento dos presentes: “Todas as mesas e palestras se destinam à qualificação, com temas específicos dentro da gerontologia, da gestão do cuidado da pessoa idosa, com o fim de aprimorar esses profissionais que estão participando”, afirmou. O coordenador também acrescenta que os dois dias de encontro serão importantes para a troca de experiências exitosas no atendimento de pessoas idosas em municípios de todo o Estado.

Durante a mesa de abertura da programação, o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Edney Pereira, falou sobre a importância da realização do Encontro para a gestão de saúde do Estado: “Precisamos parar de pensar no idoso como um velhinho incapaz. Hoje, graças à evolução tecnológica e ao trabalho realizado na área da saúde, constantemente a expectativa de vida vem aumentando. Temos que olhar para este novo perfil de idoso que temos em nosso Estado, acredito ser esse debate uma excelente oportunidade de avançar nesta discussão”, declarou.

Após a mesa de abertura, a programação seguiu com a palestra “Cuidado integral da pessoa idosa e Avaliação Multidimensional na Atenção Primária à Saúde”, depois foi realizada a mesa redonda “Perspectiva da atenção básica na atenção à saúde da pessoa idosa no Estado do Pará”. Ainda estão previstas as realizações das mesas redondas “Vivência dos residentes multi no contexto da festão de saúde do idoso” e “Atuação da equipe interdisciplinar na construção do cuidado da pessoa idosa na rede de atenção à saúde”.

SERVIÇO

II Encontro Estadual de Saúde do Idoso: 27 e 28 de novembro, no auditório do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, em Belém.

Texto e fotos: Edilson Teixeira/Sespa