Magia do Natal envolve profissionais e pacientes do Natea Lago de Tucuruí

Magia do Natal envolve profissionais e pacientes do Natea Lago de Tucuruí

20/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

“Nossa audição é muito sensível; fale devagar, espere nós processamos a pergunta para te responder. Não grite, escutamos muito mais que você. Muitas vezes não conseguimos iniciar um diálogo, mas gostaria muito de conversar com você e ter sua amizade. Fazemos a mesma pergunta várias vezes, mas para nós, é apenas uma forma de te manter comigo naquilo que nos interessas…”, a apresentação em forma de poesia, faz parte do texto lido pela pequena Ana Luiza, de 11 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A leitura foi um marco de emoção na primeira festa de Natal do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (NATEA), pertencente à Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Promovida para cerca de 50 crianças e seus responsáveis, a programação repleta de amor e emoção, contou com uma série de atividades e oficinas que buscaram incentivar a interação dos pacientes com quem vive à sua volta.

“Nossa ação de Natal buscou promover um momento de celebração entre as crianças usuárias do serviço, familiares e à nossa equipe, que está, diariamente, cheia de amor, carinho e de responsabilidade para promover uma assistência assertiva e de qualidade aos nossos usuários”, destacou Louhanna Silva, diretora executiva da unidade. A gestora considerou, ainda, o evento como um momento de comunhão e estreitamento de vínculos. “Visamos proporcionar atividades educativas, de entretenimento e de trocas positivas entre os participantes envolvidos”, acrescentou.

Satisfação – A mãe de Thayller, de 5 anos, Lidiane Pereira, fala sobre a emoção deste momento. “Eu só tenho coisas boas para falar a respeito do Natea, dos profissionais envolvidos no atendimento diário. A confraternização foi maravilhosa, todos educados, atenciosos com as crianças e os pais. A programação foi linda. Meu filho se divertiu bastante, brincou muito”, disse.

Para a criançada e para os adultos, o ponto alto da alegria foi a visita do bom velhinho. “Meu filho amou o Papai Noel. Eu também amei. Ele e todos ficaram muito felizes. Estou muito satisfeita em ver o meu filho fazer parte deste programa. Sou muito grata”, declarou a mãe de Thayller.

A coordenadora estadual de Políticas para o Autismo prestigiou a programação

A programação contou com a presença de representantes da coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que tem como coordenadora Nayara Barbalho. Ela esteve no evento e falou sobre a satisfação do Governo do Estado em expandir o trabalho do Natea, levando atendimento especializado por todo o Pará.

Programação – O evento contou com a “Oficina da Imitação”, além de atividades lúdicas para estimular a habilidade da imitação nas crianças, jogos do “morto ou vivo” e a dança do “cabeça, ombro, joelho e pé”. As crianças também puderam participar de oficinas de arte, desenvolvendo desenhos e pinturas, estimulando a criatividade. Além disso, a garotada viajou durante a leitura de contos de Natal, enquanto os pais e responsáveis participaram de rodas de conversas para a troca de experiências.

Atividades e oficinas buscaram incentivar a interação dos pacientes com quem vive à sua volta

A responsável técnica do Natea/Lago de Tucuruí, a psicóloga Roberta Pompeu, explica como foi planejada a programação. “Entre as 50 crianças presentes no cotidiano do serviço do Natea, separamos grupos de doze crianças para dar maior atenção por parte da equipe responsável. Consideramos, ainda, as dificuldades de interação social de acordo com o perfil do usuário. Cada grupo foi direcionado por membros da equipe multiprofissional e dois ajudantes. Pensamos na presença do Papai Noel para distribuição de brindes e nas atividades com os pais”, destacou.

Serviço: Gerenciada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), a Policlínica Lago de Tucuruí, através do Natea, tem oferecido atendimento especializado para crianças e adolescentes que tenham o TEA, desde agosto deste ano. O Serviço é totalmente gratuito ofertado pelo Governo do Pará, através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/Natea Lago de Tucuruí

Fotos: Divulgação