Mais de 800 pacientes venceram a covid-19 no Hospital Regional Público de Castanhal

02/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais de saúde e familiares comemoram vitória de paciente

O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), do governo do Estado do Pará, iniciou o mês de julho superando uma importante marca: a vitória de mais de 800 pacientes na luta contra a covid-19. O número demonstra o esforço, da gestão estadual, que determinou que a unidade hospitalar realizasse atendimentos exclusivos contra a doença, desde fevereiro deste ano. Uma estratégia para o fortalecimento do enfrentamento ao novo Coronavírus, na região nordeste paraense

O titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, comentou a importância das ações desenvolvidas para se atingir números tão positivos. “Atingir a marca de 800 pacientes recuperados, é uma evidência do esforço das equipes da unidade, para combater a pandemia, especialmente na região nordeste do Estado. Cada pessoa que volta para sua família, é uma conquista. Vamos continuar trabalhando para que tenhamos ainda mais vitórias para a saúde pública”.

A comemoração pela recuperação das centenas de pacientes, contou com balões e um certificado que foi entregue ao paciente Joelson Sousa Silva, de 45 anos. O paciente de número 800, recebeu alta nesta terça-feira. Após 12 dias de internação, chegou o momento de voltar para casa, em Marapanim. Os sentimentos descritos por ele foram uma mistura de gratidão e felicidade. “Estou muito feliz, estão todos de parabéns, venceram comigo essa batalha” disse.

O irmão do paciente, Joilson Silva, foi buscá-lo no Hospital e comentou sobre o tratamento ofertado pelo HRPC. “Eu quero agradecer primeiramente a Deus e a todo atendimento do hospital. Desde o primeiro momento de entrada aqui, ele foi bem recepcionado e atendido, quero agradecer a direção do hospital, o atendimento de enfermagem, médicos, a assistente social. Todos que falaram comigo, para passar o boletim médico, foram atenciosos”, relatou.

Para o diretor geral do Hospital, Júlio Garcia, este momento é muito aguardado por todos do HRPC. “Nós também ficamos muito felizes, é muito especial, todos os nossos colaboradores ficam emocionados e satisfeitos. Isso de todas as áreas, os que ficam na cozinha, nos bastidores, na limpeza. Em nome de todos desejamos muita saúde, que o paciente volte para a família e seja muito feliz”, declarou.

Sobre o HRPC: O Hospital mantém 100 leitos clínicos e 60 leitos de UTIs, disponíveis apenas para casos de Covid-19, destinados a pacientes dos municípios que procuram por atendimento. A unidade não funciona no regime de portas abertas e atende apenas pacientes encaminhados via regulação estadual.

Com a colaboração de Débora Barbosa (Ascom/HRPC)

Texto: Ronan Frias/Cohab