Mascotes de clube de futebol divertem pacientes no Hospital Oncológico Infantil

Mascotes de clube de futebol divertem pacientes no Hospital Oncológico Infantil

21/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Pacientes e membros da torcida organizada, que fez a parceria com a unidade de saúde

As presenças do Leão e da Leoa, mascotes do Clube do Remo, garantiram na tarde da última segunda-feira (20) momentos de alegria em meio às atividades lúdicas oferecidas aos pacientes em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém.

A iniciativa, promovida pelo Setor de Humanização, com apoio da torcida organizada do clube que atua no Bairro do Bengui, na capital, é resultado do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde, atual gestora da unidade hospitalar que integra a rede de saúde pública do Governo do Pará.

O Hospital Oncológico Infantil desenvolve diversas atividades lúdicas, incluindo música, artesanato, pintura, oficina de reciclagem, contação de histórias e visitas de voluntários trajados de super-heróis, que mudam a rotina e alegram pacientes e seus familiares. A humanização é forte aliada da unidade no desenvolvimento de atividades que contribuem com a recuperação dos pacientes.

O “Oncológico Infantil” é uma unidade de referência em oncologia pediátrica no Norte do Brasil, atendendo crianças e adolescentes de zero a 19 anos, de municípios do Pará e Amapá. Em média, recebe cerca de mil pacientes por mês, para consultas, atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias.

A torcida organizada “Pavilhão 6 – Bengui Acorrentados” apresentou a proposta ao setor de Humanização, que aprovou a visita. As mascotes foram acompanhadas por integrantes da torcida, que interagiram com os pacientes em atividades que garantiram momentos de descontração.

O paciente Jhonata Corrêa gostou da visita do Leão e da Leoa azulinos, que mudou a rotina do tratamento

O menino Jhonata Gabriel Corrêa, 3 anos, ficou empolgado e se divertiu, na companhia da mãe, Karoline Corrêa, que respondia às perguntas da criança sobre as mascotes. O menino gostou tanto, que ficou todo animado para a foto com a equipe da torcida organizada.

Pedro Geovane Monteiro, 38 anos, morador de Macapá, capital do Amapá, que há um mês acompanha o tratamento do filho Pedro Soares Monteiro, 8 anos, também aprovou a visita. “Foi um privilégio participar do evento com o meu time favorito. Foi muito bom interagir com outras pessoas e ver a alegria das crianças. Isso ajuda demais. Eles se distraem, e saem da rotina tão dramática que enfrentam. Isso ajuda a não perdermos a esperança de lutar pela cura”, disse Pedro.

Esforço profissional – Para Jaasai Ribeiro, analista de Humanização do Hospital Oncológico Infantil, o trabalho humanizado é fruto do esforço de toda a equipe profissional. “Ao longo desses seis anos, o Hospital vem desenvolvendo ações e implantando projetos que têm contribuído para a oferta de serviços humanizados na assistência ao paciente”, destacou.

O Oncológico Infantil é referência no tratamento de câncer (Foto: Ricardo Amanajás/Ag.Pará)

O Hospital Oncológico Infantil possui 79 leitos de enfermaria e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Oferece serviços multiprofissionais em oncologia pediátrica, cirurgia pediátrica, infectologia, ortopedia, neurocirurgia, nefropediatria, cardiologia, cuidados paliativos, psicologia clínica e serviço social. A unidade possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, entidade sem fins lucrativos integrada à uma rede mundial que analisa a qualidade dos hospitais.

O selo de qualidade é um dos mais importantes do Brasil. Na prática, significa que o Hospital adota padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial no trato com os pacientes.

Texto: Emanuel Jadir /Hospital Oncológico Infantil