Ministério da Saúde deve restituir vacinas contra a covid-19 ao Pará após solicitação do governador

Ministério da Saúde deve restituir vacinas contra a covid-19 ao Pará após solicitação do governador

11/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Chegada de doses contra a covid-19, em Belém (Foto: Arquivo)

Em vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (11), o governador do Estado, Helder Barbalho, informou que o Ministério da Saúde deve restituir o envio de doses da vacina contra a Covid-19 no Estado. O Pará é o segundo Estado do Brasil que menos recebeu doses de imunizantes, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O chefe do Executivo Estadual também observou que o Pará deve receber entre hoje (11) e quinta-feira (12), mais 74.520 doses de vacinas da Pfizer e AstraZeneca. “Nós chegamos à conclusão de que, na relação entre o número de habitantes do Estado do Pará e a quantidade de vacinas enviadas, somos o segundo Estado com menor número de imunizantes até o momento. Não podemos aceitar isso, não queremos nada a mais que os outros Estados. Enviamos no dia 13 de julho, portanto há quase um mês para o Ministério da Saúde, um pedido de recomposição deste quantitativo, para que o nosso Estado possa ter as mesmas doses que os outros Estados. Fui informado pelo ministro da Saúde, no dia de ontem, que o órgão estará recompondo esta quantidade, e que a partir das próximas entregas, o Pará será restituído nas doses”, frisou o governador.

Ainda de adordo com Helder Barbalho, a partir de agora, a intenção é de que mais pessoas sejam imunizadas no Estado, tanto na primeira quanto na segunda dose. “Com isto, teremos mais vacina chegando, mais gente sendo imunizada, avançando nas faixas de idade, e chegando a antecipar o calendário de segunda dose. Portanto, estamos trabalhando para vencer a pandemia, fiquem atentos aos calendários municipais da primeira e segunda dose para eficácia da imunização”, ressaltou ele.

Vacinas –  Nesta terça-feira (10), o Pará recebeu a 57ª remessa de vacinas contra Covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Foram 101.790 doses da Pfizer. Ao todo, o Estado já recebeu 6.541.600 de doses de imunizantes dos quais 1.852.940 foram da CoronaVac/Sinovac; 3.353.300 da Oxford/AstraZeneca; 1.196.910 da Pfizer e 138.450 da Janssen.

Texto: Bruno Magno/CPH